Sem categoria

OUVIDOR DO TCE PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL

O conselheiro Francisco Carvalho, ouvidor do Tribunal de Contas do Estado (TCE), participou nos dias 07 e 08 de maio, em Brasília, do encontro “Ouvidoria no Serviço Público – A voz do cidadão na melhoria da gestão pública”, promovido pelo Tribunal de Contas da União, reunindo todas as Ouvidorias dos TCs.

O objetivo do encontro foi reunir profissionais da área para discutir o papel das Ouvidorias na estratégia de comunicação das instituições públicas; promover a interação entre as Ouvidorias públicas; ampliação da atuação das Ouvidorias com procedimentos de inteligência para o combate a corrupção e promover maior interação entre o Estado e as ONGs.

O encontro foi realizado na sede do TCU, onde foi aberto pelo seu presidente, ministro Ubiratan Aguiar, que abordou o tema O Sistema de Integridade Nacional. Outros temas como: Comunicação, Estratégia e Reputação; Direito de Acesso à Informação Pública no Brasil: a visão do Estado e da sociedade; Controle Social: ações voltadas para o aumento da transparência dos gastos públicos; Os Tribunais de Contas e a Sociedade: a interação com as ONGs; Ouvidoria Versus Corrupção, Tratamento das Denúncias Recebidas pelas Ouvidorias e Sigilo do Denunciante e Anonimato nas Manifestações Encaminhadas a Ouvidorias, foram abordados pelos palestrantes do encontro.

No segundo dia foram realizadas duas oficinas, a primeira que tratou sobre a criação e estruturação das Ouvidorias de Contas e a segunda abordou sobre o sigilo e anonimato das manifestações recebidas pelas Ouvidorias, onde foram discutidas as particularidades dos temas e aprovação de orientação técnica.

O Ouvidor do TCE, conselheiro Francisco Carvalho, que foi acompanhado da chefe de gabinete da Ouvidoria, Karol Gonçalves e do assessor de comunicação social, Fernando Ocampo, disse que este encontro só fortaleceu o papel das Ouvidorias de Contas, demonstrando sua importância como canal de comunicação com o cidadão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo