Pular para o conteúdo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Sem categoria

TCE analisa relatórios de gestão fiscal de Ariquemes

Durante sessão da 1ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), foram apreciados os relatórios fiscais resumidos de execução orçamentária dos 1º e 2º bimestres e de gestão fiscal referente ao 1º quadrimestre deste ano da prefeitura de Ariquemes.

No relatório, o relator, conselheiro Valdivino Crispim de Souza observou que no período a Prefeitura não cumpriu os prazos de encaminhamento e publicação de tais relatórios, bem como não aplicou os percentuais constitucionais referentes à educação.

No entanto, como explicou o relator, recentemente foi realizada a auditoria piloto de gestão em Ariquemes, a qual ele próprio teve a oportunidade de acompanhar. Na ocasião, e ele constatou que se trata de uma gestão de elevado padrão gerencial em face dos indicadores de uma boa gestão fiscal e que tem uma trajetória de regularização de seus atos.

Para tanto, ficou decidido que o TCE vai alertar ao gestor que adote as providências devidas no cumprimento dos parâmetros estabelecidos na Constituição referentes à aplicação de pelo menos 60% dos recursos do FUNDEB no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério e da educação básica, bem como no cumprimento da aplicação dos 25% das receitas de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino.

Também vai determinar que, nos próximos bimestres e quadrimestres, cumpra os prazos de encaminhamento e publicação dos relatórios resumidos de execução orçamentária e de gestão nos prazos previstos em lei, e que encaminhe a cópia da ata da audiência pública realizada perante a comissão permanente da Câmara de Vereadores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo