Sem categoria

TCE sedia XIX Congresso da Fenastc

A abertura oficial do XIX Congresso da Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (Fenastc) aconteceu neta quinta-feira (22), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), e terá como tema central a “Construindo da Visão de Futuro do Sistema de Controle Externo Brasileiro”.

O evento conta com a participação dos dirigentes das entidades de classe ligadas aos Tribunais de Contas da União, Estados e Municípios.

O presidente do TCE-RO, conselheiro José Gomes de Melo, que representou a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), disse que é com grande satisfação que Porto Velho sedia este evento de grande relevância para os servidores de todos os Tribunais de Contas, no que diz respeito à valorização profissional e aos caminhos que os trabalhos do controle externo tomarão no futuro.

O conselheiro presidente ressaltou a relevância do fortalecimento e integração das entidades representativas para dar andamento às propostas de reformas que fortaleçam o sistema de controle externo. Afirmou ainda que, dentro da política de transparência adotada pelo TCE-RO, tem oferecido incentivos aos universitários para que assistam às sessões plenárias em momentos de tomadas de decisões mais importantes, na esperança que esses se tornem agentes multiplicadores na divulgação do trabalho em defesa do erário.

Também destacou a participação maciça dos servidores em cursos, treinamentos, encontros, seminários e palestras dentro e fora do estado, na busca da melhoria técnica do quadro funcional, e que o Tribunal busca parceria com a Universidade Federal de Rondônia e do Rio Grande do Sul, para viabilizar um curso de mestrado em Administração para seus servidores.

Após o pronunciamento do presidente do TCE-RO, discursaram o presidente da Associação dos Profissionais de Controle Externo do TCE-RO (APCE), Jorge Eurico Aguiar, o presidente do Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas de Rondônia (Sindcontas), Jair Dandolini Pessetti, o presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (ASTC), Luiz Gomes da Silva Filho, e o presidente da Fenastc, Marcelo Henrique Pereira.

Dentro da programação para esta quinta-feira, acontecerão as palestras “Sistemas de Controle Externo no Brasil e no Mundo e as Proposições Legislativas sobre o Tema”, que será proferida pelo auditor federal de controle externo do TCU, Estevão dos Santos Cunha, e “Sindicalismo no Setor Público – Trajetórias e Perspectivas”, pela professora da Universidade Metodista de Piracicaba/SP, Ilnah Toledo Augusto. O congresso se estende até este sábado (24).

Clique aqui e leia o pronunciamento do presidente do TCE-RO

Clique aqui e veja as fotos.

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar