Pular para o conteúdo
Sem categoria

Fórum reúne governadores da Amazônia Legal no TCE

Pela primeira vez Rondônia será palco do Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Em sua sétima edição, o evento será realizado nesta sexta-feira, 12, a partir das 10 horas, no hall de entrada do prédio-anexo do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), com a participação dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Alfredo Salomão (Secretaria de Assuntos Estratégicos.

O objetivo do encontro é discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável a serem implementadas pelos nove estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Na última quinta-feira, 11, aconteceu a reunião preparatória do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), um pré-fórum que serviu para definir a pauta para o Fórum de Governadores.

A reunião foi conduzida pelo secretário de Planejamento de Rondônia, que também é presidente do Conseplan, João Carlos Ribeiro, e contou com a presença dos secretários e representantes de Planejamento de seis estados: Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

Também estiveram presentes o secretário Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Wellington Pantaleão, o diretor de Zoneamento Territorial, Roberto Vizentin, o secretário de Regularização Fundiária da Amazônia, Carlos Guedes, o superintendente do Banco da Amazônia (Basa), Wilson Evaristo, o assessor especial do Ministério da Saúde, Adson França, e o diretor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Alberto Lourenço.

Durante o pré-fórum foram abordadas as necessidades comuns e individuais de cada estado que compõem a Amazônia Legal. “A reunião do conselho tem como foco principal debater e definir metas, direcionando as pautas que serão discutidas amanhã, no Fórum de Governadores”, explicou o secretário João Carlos.

No evento foi elaborado um texto preliminar para a “Carta de Porto Velho”, indicando metas para cada programa, que deverão ser cumpridas por cada estado. O documento será lido, discutido e, se aprovado, assinado pelos governadores às 13 horas.

Em seguida será realizada a 8ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O almoço que marcará o encerramento do 7º Fórum acontece ao meio-dia.

O evento está sendo transmitido em tempo real por meio do site do Governo de Rondônia: www.rondonia.ro.gov.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo