Sem categoria

Servidora do TCE recebe Comenda Jorge Teixeira da Grande Loja Maçônica

Em solenidade concorrida, a servidora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Janilene Vasconcelos de Melo, foi homenageada pela Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron), ao receber das mãos do grão-mestre Juscelino Moraes do Amaral a Comenda do Mérito Jorge Teixeira de Oliveira.

O ato, ocorrido no último sábado (10), reuniu grãos-mestres de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de representação da Bolívia. Estiveram presentes também o governador de Rondônia, João Cahulla, autoridades civis e militares e grande número de maçons e não maçons, que lotaram o auditório do Tribunal de Contas.

De acordo com o grão-mestre Juscelino do Amaral, a homenagem à servidora do TCE se devia aos serviços prestados por ela durante a época em que ocupou as Secretarias de Estado de Planejamento e de Administração, além de ter se tornado, em 1984, a primeira mulher a governar um estado no Brasil. “Janilene Vasconcelos de Melo é um exemplo de fibra e da força de realização da mulher na nossa sociedade”, disse o grão-mestre.

A servidora do TCE, por sua vez, abriu seu discurso destacando a homenagem prestada pela Glomaron. “Hoje, nesta homenagem que da Maçonaria recebo, estou colhendo o que no passado plantei. Continuo plantando para que não me falte no futuro o que colher. Permaneço em plena atividade cursando o doutorado em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, lembrou.

Enfatizando os princípios que norteiam a Maçonaria – igualdade, fraternidade e liberdade – e a caridade por ela praticada, Janilene ainda parabenizou e agradeceu ao grão-mestre Juscelino do Amaral, pela maneira como conduziu os preparativos para a homenagem que marcou a entrega da Comenda, “que de forma tão justa e muito digna homenageia o governador Jorge Teixeira”.

A servidora ainda lembrou-se de Jorge Teixeira e de todos os governadores que a auxiliariam ao longo de sua carreira pública, como Humberto da Silva Guedes, Jerônimo Santana e Valdir Raupp.

Falou, ainda, do período em que governou Rondônia: “Creio que, com minha conduta e ações à frente da chefia do Executivo de Rondônia, pude colaborar de alguma forma para possibilitar mais abertura e oportunidades às mulheres do nosso Estado.”

Por fim, Janilene lembrou que, durante todos os desafios e obstáculos enfrentados, sempre contou com o apoio incondicional de seu esposo, o conselheiro José Gomes de Melo, presidente do TCE, que na mesma solenidade também foi homenageado.

“Faço ainda um agradecimento especial ao meu esposo, José Gomes, que também tem relevantes serviços prestados ao nosso Estado, desde a época em que ocupou a chefia da Casa Civil do Estado, passando pela presidência da Ceron e, por fim, como conselheiro do Tribunal de Contas”, completou.

Logo após a solenidade, a servidora, que também é professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Rondônia (Unir), retornou ao Rio Grande do Sul, onde participa do curso de Doutorado Institucional em Administração, por meio do convênio entre a Unir e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Clique na imagem acima para visualizar as fotos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo