Sem categoria

Auditor do TCE faz palestra para acadêmicos da Uniron

Mais de 200 acadêmicos dos cursos de Administração, Contabilidade e Direito assistiram à palestra “O Tribunal de Contas, o que é e o que faz?”, ministrada pelo auditor do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Davi Dantas da Silva, na noite da última quinta-feira, 6, na Faculdade Interamericana de Porto Velho (Uniron), no auditório do campus II, localizado nas dependências do Porto Velho Shopping.

A palestra faz parte do projeto “Corte de Contas Cidadã”, que é desenvolvido pelo TCE, visando uma aproximação maior com a sociedade e o mundo acadêmico, oferecendo-lhes conhecimento mais aprofundado sobre a instituição e sua finalidade de zelar pela correta aplicação dos recursos públicos.

Depois de formada a mesa de trabalhos, que contou, ainda, com os professores universitários João Paulo Viana e Yuri Dutra, o auditor Davi Dantas iniciou sua explanação, falando das competências, da jurisdição e da estrutura organizacional do Tribunal de Contas.

O auditor falou também de procedimentos adotados pelo TCE para a correta fiscalização das contas públicas, entre as quais, os processos de prestação de contas, tomadas de contas especial, auditorias e julgamento de atos de aposentadoria e pensão.

Durante a palestra, os acadêmicos aproveitaram para tirar dúvidas acerca da atuação do TCE. Entre elas, como o Tribunal procede depois de ser feito o estudo sobre a administração dos gestores, a situação da fiscalização de alguns órgãos públicos do Estado e o trabalho preventivo que a instituição realiza para evitar desmandos nos gastos do erário.

“A participação da sociedade é muito importante para que o Tribunal de Contas desenvolva com mais precisão a defesa do erário. O cidadão precisa fazer valer seus direitos, sabendo usar os serviços disponibilizados pelas instituições fiscalizadoras. O Tribunal dispõe de um setor de interação com a sociedade, que é a Ouvidoria, responsável por receber denúncias, sugestões e manifestações, entre outros”, disse Davi Dantas.

Para entrar em contato com a Ouvidoria do TCE, o cidadão tem os seguintes canais: telefone (69) 3211-9058; e-mail: ouvidoria@tce.ro.gov.br, pelo site www.tce.ro.gov.br ou por meio de cartas ou pessoalmente. O TCE fica na avenida Presidente Dutra, 4229, bairro Pedrinhas, Porto Velho (RO), CEP: 78.903-900.

CONHECENDO O TCE

O auditor aproveitou também para convidar os acadêmicos a conhecer melhor o Tribunal de Contas, visitando suas dependências e assistindo às sessões de câmaras, que acontecem nas terças e quartas-feiras, e às plenárias, nas quintas-feiras, quinzenalmente.

Ao fim de sua palestra, o auditor Davi Dantas agradeceu a oportunidade e enfatizou a importância do cidadão consciente, lembrando a importância de se escolher bem os administradores públicos.

Clique na imagem acima para visualizar a galeria de fotos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo