Sem categoria

TCE-RO participa de seminário no Rio Grande do Sul sobre os 10 anos da LRF

Quatro servidores do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) participaram, na semana passada, de uma série de atividades promovidas pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), dentre as quais um seminário sobre os 10 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), completados na última quarta-feira, 5.

A equipe do TCE-RO foi composta pelo diretor técnico da 3ª Relatoria, Zelavir Costa de Oliveira, pela subdiretora técnica municipal da 3ª Relatoria, Valdelice dos Santos Nogueira Vieira, pelo assessor de Conselheiro, Leonardo Emanoel Machado Monteiro, e pela assessora técnica Janilene Vasconcelos de Melo.

O seminário teve como palestrantes os conselheiros do TCE-RS, Victor Faccioni, Cezar Miola e Hélio Saul Mileski, o procurador-geral do Ministério Público de Contas gaúcho, Geraldo Costa da Camino, e os auditores públicos externos Elton da Silva e Cristina Assmann.

Foram abordados assuntos relativos à LRF, diploma que alterou profundamente o tratamento das finanças públicas no Brasil, criando novos parâmetros de ação para o gestor público. “O alto nível dos palestrantes colaborou para que tivéssemos um evento instrutivo”, disse Leonardo Monteiro.

REGIONAIS

Além de participarem do seminário sobre os 10 anos da Lei de Responsabilidade Fiscal, os servidores da Corte de Contas rondoniense também puderam trocar idéias sobre atividades desenvolvidas nas áreas de controle e fiscalização, administrativa e geral.

Eles ainda conheceram o funcionamento das regionais do TCE gaúcho, visitando a unidade de Santa Cruz do Sul, que tem seções de protocolo, auditoria, consulta e participação regional. Além desta, o órgão tem outras oito unidades instaladas no interior do Rio Grande do Sul.

Zelavir, Valdelice, Leonardo e Janilene ainda foram recebidos, no Gabinete da Presidência, pelo presidente do TCE-RS, conselheiro João Osório Martins, acompanhado do auditor público Luis Carlos Carvalho. Na ocasião, o conselheiro presidente falou da satisfação de saber que o TCE de Rondônia está prestes a inaugurar sua primeira regional, no município de Vilhena, no Cone Sul do Estado, dia 27 de maio.

No final, João Osório destacou a importância da interação entre os Tribunais de Contas. “Ficamos felizes com a visita e a troca de experiências. Temos os mesmos interesses e objetivos, por isso devemos sempre trocar informações para a evolução das instituições e cooperar uns com os outros para o aprimoramento da principal função dos Tribunais, que é o controle”, ponderou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo