Sem categoria

“Ação pedagógica do TCE ganha mais força com sua presença no Cone Sul”, diz prefeito de Cabixi

As ações pedagógicas desenvolvidas pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) nos últimos anos ganharão mais força, com a instalação do órgão no Cone Sul, por meio da Secretaria Regional a ser inaugurada na próxima quinta-feira (27), em Vilhena. Essa é a opinião do prefeito de Cabixi, José Rosário Barroso, conhecido no município como Bal.

Para o chefe do Executivo, a fase em que o TCE era encarado unicamente como órgão punitivo passou e hoje é “um grande parceiro” dos gestores públicos. “Eu e meus técnicos sempre procuramos estar em contato com o Tribunal, a fim de evitar erros e ser penalizado depois. Mas com a sede em Porto Velho, às vezes fica difícil o deslocamento para lá. Agora, em Vilhena, será muito mais fácil”, diz.

O encurtamento das distâncias e a aproximação do Tribunal de Contas com seus jurisdicionados do Cone Sul também vai, segundo Bal, resolver outro problema: a falta de mão de obra especializada. “Antigamente era difícil conseguir um bom técnico. Hoje está mais fácil, mas é preciso qualificar, porque a administração pública não é estática. E, para capacitar, só mesmo com o apoio do Tribunal.”

O prefeito de Cabixi saudou a iniciativa do TCE de se instalar no interior, lembrando que não será apenas o Cone Sul a ser beneficiado. “Sei também que o Tribunal está abrindo secretarias em outras regiões e isso é fundamental, porque melhora a administração pública e integra ainda mais o interior do Estado”, declara.

CAPACITAÇÃO

Paralelamente à inauguração da unidade regional de Vilhena, o TCE realizará o 7º Encontro de Atualização Administrativa, em parceria com a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom). O evento começa na próxima segunda-feira (24), em Cacoal, e terá dois dias de atividades em Vilhena: quinta-feira (27) e sexta (28).

Sobre o Encontro, o prefeito Bal destacou a importância do evento, que visa capacitar o jurisdicionado, oferecendo oficinas sobre temas relevantes para a administração pública municipal. “A prefeitura sem um corpo técnico qualificado e preparado é problema na certa. É preciso estar sempre capacitando, orientando e treinando, a fim de prevenir falhas”, disse.

A programação do Encontro de Atualização é a seguinte: dias 24 e 25 de maio em Cacoal, 27 e 28 de maio em Vilhena, 31 de maio e 1º de junho em Ji-Paraná, 4 e 5 de junho em Ariquemes e 8 e 9 de junho em Porto Velho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo