Sem categoria

Conselheiros do Fundeb destacam atuação da Regional

Inaugurada há apenas dois meses, a Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), localizada no município de Vilhena, vem sendo elogiada por sua atuação, tanto nos procedimentos de fiscalização quanto na capacitação dos jurisdicionados.

Recentemente, técnicos da Secretaria Regional realizaram, em parceria com o Ministério Público estadual, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e o Corpo de Bombeiros, vistorias na frota de transporte escolar dos municípios de Vilhena e Chupinguaia.

A ação foi alvo de elogios por parte da população dos dois municípios, entendendo que o TCE e seus parceiros, ao desenvolverem esse trabalho, demonstram preocupação com a segurança dos estudantes, principalmente as crianças que utilizam o transporte escolar.

CAPACITAÇÃO

Na última segunda-feira (2), a Regional, em parceria com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP) e a Escola de Contas do TCE, deu início ao curso de Aperfeiçoamento e Operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os conselheiros do Fundo no Cone Sul.

Para a conselheira do Fundeb do município de Vilhena, Wanda Machado, os esclarecimentos repassados a todos os participantes da capacitação ratificam a importância da presença de um órgão de orientação no Cone Sul. “Isso só é possível em razão do encurtamento da relação entre o Tribunal de Contas e os jurisdicionados”, frisou Wanda.

Outro participante do curso, Rui Gonçalves, conselheiro do Fundeb de Corumbiara, disse que o curso, por seu conteúdo, permite que todos desempenhem com mais segurança suas atribuições. Ele também enalteceu a instalação do TCE no Cone Sul, destacando que a redução dos custos com deslocamento permite que mais técnicos participem da capacitação.

O servidor da Secretaria de Esporte de Chupinguaia, José Weligton, que chega a fazer de duas a três visitas mensais à Regional para entregar documentos, solicitar certidões, tirar dúvidas, entre outros assuntos, avalia como positivo o fato de o TCE ter descentralizado seus serviços, ao se instalar em Vilhena.

“Agora não gasto mais do que duas horas para sair de Chupinguaia, resolver os assuntos aqui, na Secretaria, e retornar à minha cidade”, conta Weligton, fazendo questão de ressaltar o atendimento recebido e a agilidade dos procedimentos na Regional: “Já cheguei até mesmo fora do horário de atendimento e, mesmo assim, foi bem recebido.”

A Secretaria Regional de Controle Externo do TCE em Vilhena atende, além do município-sede, as cidades de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Corumbiara.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo