Sem categoria

TCE instala arquivo deslizante com capacidade para 6 mil caixas de processo

O presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, conheceu, na última sexta-feira (13), o arquivo deslizante, equipamento recém-adquirido para o Arquivo Geral cuja capacidade de armazenamento é de 6 mil caixas de processo.

Subordinado ao Departamento de Serviços Gerais (DESG), o Arquivo Geral funciona no prédio localizado nos fundos do edifício-sede do TCE e, atualmente, conta com um acervo de aproximadamente 4.500 caixas de processo.

Embora todo o acervo de documentos do TCE esteja disponível ao público, a eventual consulta a processos sofria, antes da instalação do novo equipamento, com as limitações impostas pelo manuseio de papel. “Com esse arquivo, a consulta será muito mais ágil. Um documento pode ser localizado em menos de 10 minutos”, salienta o diretor do DESG, Jair Dandolini.

Outra vantagem do arquivo deslizante: sua composição modular permite flexibilidade na adequação ao local disponível e ampliação de acordo com o aumento de capacidade desejado. Ele vem ainda com um sistema de tranca eletro-eletrônico que permite o cadastramento do responsável por sua operação. “Apenas a pessoa cadastrada poderá operar o arquivo”, explica Jair.

O diretor do DESG aproveitou para demonstrar como funciona o equipamento. “Essas manivelas do painel frontal acionam o sistema de transmissão por correia que movimenta as rodas da base, fazendo com que os módulos deslizem sobre os trilhos de aço, sem muito esforço”, conta.

Segundo Luís Carlos Rios Heydt, que trabalha no Arquivo Geral, antes de serem transferidos para o novo equipamento, os processos passarão por um procedimento de higienização e retirada de todas as impurezas, como poeira, ácaros e fungos. “Nesse procedimento, os processos passam por um choque eletrostático que acaba com todas essas impurezas, garantindo vida útil muito maior aos documentos”, ressalta o servidor.

INVESTIMENTO

Após ouvir todas as explicações, o presidente José Gomes falou da importância da Corte investir em novos equipamentos, visando agilizar e facilitar o trabalho. “O arquivo deslizante ora instalado vai proporcionar significativo incremento da produtividade na nossa instituição, garantindo, também, mais segurança ao material arquivado”, acrescentou o conselheiro.

Com a transferência das caixas de processo para o arquivo deslizante, um dos andares do prédio situado nos fundos do edifício-sede do TCE será liberado. Essa área, segundo José Gomes, servirá para acomodar alguns dos setores da Secretaria Geral de Informática, desafogando, assim, o ambiente de trabalho da SGI, que atualmente ocupa parte do oitavo andar do edifício-sede.

Acompanharam o conselheiro presidente na vistoria à nova ferramenta de trabalho do Arquivo Geral o gerente-geral do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP), Adão Franco, e os chefes das divisões de Almoxarifado, Antônio Siqueira, e de Expediente, Marco Túlio Seixas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo