Sem categoria

Técnicos municipais do Cone Sul participam de curso sobre RH no TCE/Vilhena

O aprimoramento da área de recursos humanos dos municípios sob a jurisdição do Tribunal de Contas (TCE-RO) foi destacado pelo conselheiro Valdivino Crispim de Souza, presidente em exercício da Corte, ao falar da importância do curso “Rotina, Normas e Procedimentos de RH”, aberto hoje (16), no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo, em Vilhena.

Técnicos que atuam na área de recursos humanos das prefeituras e câmaras dos sete municípios que compõem a área de abrangência da Regional do Cone Sul participam da atividade de qualificação, que é realizada em parceria da Regional com o Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas.

Além do conselheiro Crispim, compuseram a mesa o prefeito de Vilhena, Zé Rover, seu secretário de Administração, José Marcelo Cardoso, e mais o gerente-geral do IEP, Adão Franco, a secretária interina da Regional, Valdelice dos Santos Nogueira Vieira, e o instrutor do curso, o servidor Manoel de Lima Macedo, ex-diretor do Departamento de Recursos Humanos do TCE e atualmente lotado na 3ª Relatoria de Controle Externo.

Em sua fala, Crispim lembrou que o setor público no Brasil tem investido de maneira crescente e gradual no aprimoramento profissional dos seus servidores. “O Tribunal de Contas não foge dessa regra, pois a nossa meta é atender o interesse público da melhor forma possível”, diz.

Para o conselheiro, o ideal é que as administrações municipais consigam adequar, equilibrar e, quando necessário, aperfeiçoar as competências do seu quadro de servidores. “Com um diagnóstico preciso de seus recursos humanos, esses órgãos cumprirão sua missão com excelência profissional e expertise, que é a capacidade de aplicar o que foi aprendido de forma adequada ao que foi pedido”, comenta.

Já o prefeito Zé Rover disse que o curso é mais um fruto do processo de descentralização dos serviços do TCE, deflagrado com a inauguração da Regional, no último mês de maio: “Essa proximidade com os municípios da nossa região é que está proporcionando ao Tribunal repassar seu conhecimento técnico, colaborando para a melhoria do nosso capital humano.”

PARTICIPAÇÃO MACIÇA

O gerente-geral do IEP, Adão Franco, falou da preocupação do TCE em levar ao jurisdicionado informações úteis para suas atribuições no dia a dia. “No caso do Cone Sul, todos estão de parabéns, pois a participação é maciça, demonstrando o interesse em aprender e fazer da forma certa”, afirmou.

Além de tirar dúvidas e explicar mais detalhadamente assuntos inerentes à área de recursos humanos, o curso, que termina nesta sexta-feira, tem ainda dinâmicas de grupo e testes de conhecimento, ministrados pelo instrutor Manoel Macedo e pelo servidor do TCE Emmanoel Gomes, que é professor de História.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo