Pular para o conteúdo
Sem categoria

Auditor do TCE faz palestra sobre o Ideb na Uniron

O auditor do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), Hugo Costa Pessoa, participará, nesta quarta-feira (27), do seminário acadêmico “Os Desafios Educacionais da Atualidade”, realizado pela União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron). Ele dará uma palestra a partir das 20 horas, no auditório da faculdade, no Porto Velho Shopping.

Na oportunidade, o auditor do TCE abordará estudo realizado por ele e sua equipe sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009 e os gastos educacionais. Hugo Pessoa, que é mestre em Gestão de Políticas Públicas, apresentará números nos quais compara o desempenho do Ideb do ano passado com os respectivos gastos educacionais, em todas as instâncias avaliadas (estados brasileiros, suas capitais e municípios rondonienses), sendo que, no caso específico de Rondônia, a pesquisa atingiu as escolas do Ensino Fundamental que integram a rede pública.

A palestra terá como mediadora a professora doutora Raquel Serbino. O convite para o auditor do TCE participar do seminário acadêmico foi feito pela coordenação acadêmica da instituição de ensino superior.

IDEB

Fruto da conjugação da Taxa de Aprovação Escolar com a nota da Prova Brasil, o Ideb é inspirado em sistemas de avaliação educacional de países desenvolvidos e tem seus resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo Hugo Pessoa, o Ideb é hoje o mais importante indicador da qualidade da educação básica do Brasil. “Por meio do Ideb, é possível identificar os sistemas de ensino que, consciente ou inconscientemente, flexibilizam indevidamente os critérios de aprovação, com o objetivo de reduzir a repetência escolar, distorcendo, dessa forma, as estatísticas educacionais destinadas à avaliação da qualidade do ensino no Brasil”, ressalta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo