Pular para o conteúdo
Sem categoria

Sead solicita orientação sobre questões relativas à gestão pública

O presidente em exercício do Tribunal de Contas (TCE-RO), conselheiro Valdivino Crispim de Souza, recebeu nesta sexta-feira (21), no Gabinete da Presidência, a titular da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Vera Paixão, e a coordenadora-geral de Patrimônio Imobiliário do Estado, Sandra Nunes de Macedo.

Durante a audiência, a secretária de Administração solicitou orientação do TCE sobre determinadas questões relativas à gestão pública. Por sua vez, o conselheiro Valdivino Crispim afirmou que o Tribunal de Contas é um parceiro da administração pública, estando “de portas abertas para esclarecer as dúvidas dos jurisdicionados”.

Como exemplo, ele disse que a Corte, além da fiscalização, atua em quatro momentos distintos junto aos gestores. O primeiro é com relação às orientações prestadas no início de mandato; o segundo, trata da gestão fiscal responsável; o terceiro são os procedimentos a serem adotados em fim de mandato; e, por fim, a transição de governo. “Dessa forma, o Tribunal de Contas participa e exerce ativamente seu papel pedagógico”, afirmou.

Ainda em relação à função orientativo-preventiva do TCE, o presidente em exercício lembrou que o órgão poderá contribuir ainda mais com os jurisdicionados, após a conclusão da sede própria da Escola de Contas, a ser construída em terreno destinado pelo Governo do Estado, localizado ao lado dos prédios da Corte.

Sobre esse assunto, a secretária de Administração disse defender a ideia de que pelo menos 1/3 dos servidores da Sead participe dos cursos promovidos pelo Tribunal de Contas, para depois repassar os conhecimentos apreendidos aos colegas de trabalho.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo