Sem categoria

Em fase final de acabamento, Regional de Cacoal recebe visita do presidente do TCE

O presidente do Tribunal de Contas (TCE-RO), conselheiro José Gomes de Melo, fez, ontem (14), nova vistoria às obras da Secretaria Regional de Controle Externo em Cacoal. O prédio, que está em fase final de acabamento, vai acomodar a equipe técnica da Corte para atender os 10 municípios que compõem o polo de Cacoal.

Durante a fiscalização às obras, o conselheiro presidente esteve acompanhado do conselheiro Valdivino Crispim de Souza, vice-presidente da Corte e relator das contas dos municípios da Regional de Cacoal no biênio 2011/12, e do conselheiro Francisco Carvalho da Silva, que é ouvidor do TCE.

A comitiva contou ainda com a presença dos secretários-gerais Luiz Gomes da Silva Filho (Controle Externo) e Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues (Administração), além do engenheiro Nelson Lampert, que trabalha no Departamento de Projetos e Obras (DPO) do Tribunal.

A comitiva do TCE foi recebida pelo engenheiro civil José Sirlan Gama, responsável pela construção. Ele explicou alguns detalhes do andamento da obra, que está recebendo os acabamentos finais, visando sua inauguração.

Feita a vistoria ao prédio da Regional em Cacoal, os conselheiros se dirigiram à Prefeitura, onde foram recepcionados pelo prefeito Franco Vialetto e pela vice, Raquel Carvalho, acompanhados do secretário de Educação do município, Olinto Júnior, e das vereadoras Lourdes Kemper e Penha Simão.

Os gestores e os membros do TCE trocaram informações sobre a Regional, destacando sua importância para os jurisdicionados daquele polo. “No dia-a-dia da administração pública, é comum surgirem dúvidas, e, com o Tribunal próximo, poderemos consultá-lo e nos aconselhar, evitando erros”, salientou o prefeito.

Já a vice-prefeita Raquel Carvalho disse que a instalação do TCE em Cacoal propiciará mais agilidade nos processos, uma vez que encurtará a distância: “Não teremos mais que ir a Porto Velho, podendo resolver as coisas aqui mesmo, pertinho de nós”.

Também as vereadoras foram unânimes em destacar a importância da presença da Corte no município. “Essa aproximação vai ajudar não só o nosso município, mas todos da região”, disse Lourdes. “O Tribunal é uma fonte de conhecimento nos assuntos relativos à administração pública e não podemos ficar sem seu auxílio”, acrescentou Penha.

CONQUISTA

O processo de interiorização do TCE, segundo o presidente José Gomes, é uma “conquista da sociedade rondoniense”. Ele disse ainda, que, ao descentralizar seus serviços e se aproximar do jurisdicionado, com a construção das regionais, a Corte possibilitará melhor assistência aos gestores e, consequentemente, à população.

Assim que estiver em funcionamento, a Regional do TCE em Cacoal atenderá, além da sede, a outros nove municípios: Castanheiras, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Rolim de Moura, Santa Luzia e São Felipe.

Ainda na segunda-feira, a comitiva do TCE esteve em Ji-Paraná, visitando o terreno onde será construída a Regional daquele polo. Nesta terça-feira (15), os conselheiros estarão em Ariquemes, onde as obras para a construção do prédio da Secretaria Regional já foram iniciadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo