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“Corte Cidadã” incentiva alunos da Capital a fiscalizar gastos públicos

O projeto “Corte de Contas Cidadã” foi apresentado, nessa segunda-feira (14), para os alunos do Instituto Estadual de Ensino Fundamental e Médio Estudo e Trabalho, no bairro Areal, em Porto Velho.

Elo de integração entre o Tribunal de Contas e a comunidade escolar, o “Corte Cidadã” tem como objetivo levar aos estudantes de Rondônia informações sobre as atividades do órgão, além de conscientizá-los sobre a importância de sua atuação na fiscalização do dinheiro público.

Dividida em duas etapas, a apresentação foi realizada no auditório da escola para oito turmas do Ensino Médio (estudantes do 1º ao 3º ano). Nesta quarta-feira (16), o projeto será levado aos alunos da Escola Barão do Solimões, localizada na área central de Porto Velho.

Na apresentação de ontem, no Instituto Estudo e Trabalho, o palestrante Cláudio Uchôa, assessor da Escola de Contas, setor do TCE responsável pelo desenvolvimento do projeto, falou também da função e do papel da Corte no controle das verbas públicas.

O palestrante ainda informou aos estudantes os canais que a sociedade dispõe para auxiliar o TCE em sua missão fiscalizadora, destacando a Ouvidoria do órgão, que pode ser acessada por meio eletrônico (internet, telefone), correspondência ou até mesmo pessoalmente, na sede do Tribunal de Contas.

COBRANÇA

De acordo com a diretora do Instituto Estudo e Trabalho, Vânia de Souza Franco, é válida a iniciativa do Tribunal de Contas de ir às escolas repassar informações sobre a utilização adequada das verbas públicas e sua consequente fiscalização.

“É preciso envolver as pessoas nessa questão, que considero muito importante. E o Tribunal acertou ao realizar esse projeto nas escolas, que é o local para que o cidadão tenha a compreensão e o conhecimento sobre seu papel na sociedade”, disse.

Nesse sentido, a diretora informou que as palestras fizeram parte da programação da Semana da Cidadania, que é realizada pela escola para incentivar a participação e a conscientização dos alunos sobre temas importantes no contexto social.

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