Pular para o conteúdo
Sem categoria

Médico se aposenta após 18 anos de serviços prestados ao TCE

O médico Hélio Struthos Arouca foi recebido, na última terça-feira (22), no Gabinete da Presidência, pelo presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Gomes de Melo. Com 80 anos de idade e prestes a completar 53 de profissão, Hélio Arouca aposentou-se do TCE, após 18 anos de serviços prestados à instituição.

A trajetória vitoriosa do médico na Casa foi destacada pelo presidente José Gomes durante o encontro: “Sua atuação em nossa Corte superou o simples exercício da medicina, pois, além de profissional dedicado e responsável, foi também um grande amigo de todos os membros e servidores.”

Após agradecer às palavras do presidente, Hélio Arouca externou sua alegria e orgulho de ter trabalhado por quase duas décadas no Gabinete Médico do TCE: “Uma situação que particularmente me orgulha é a de nunca ter me envolvido em nenhum tipo de confusão ou problema com quem quer que seja dentro do Tribunal.”

O médico ainda fez questão de ressaltar a forma cortês e educada com que sempre foi tratado por todos no TCE: “Foi um privilégio conviver durante tantos anos com conselheiros, procuradores, auditores, servidores, estagiários e colaboradores desta Casa, quando pude conhecer pessoas educadas e preparadas para o exercício das atividades do Tribunal.”

PERFIL

Nascido em Guajará-Mirim, Hélio Arouca formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1958, especializando-se em ginecologia e obstetrícia. “A minha escola médica é a chamada ‘escola de cabeceira do doente’, na qual a prioridade número um era o paciente”, relembrou o médico, durante o encontro com o presidente do TCE.

Após sua formação em Minas Gerais, ele retornou a Rondônia, sendo nomeado, em março de 1959, médico do então Território Federal. Ocupou, ainda, os cargos de diretor da Maternidade Darcy Vargas, secretário municipal de Saúde e diretor do Hospital Bom Pastor, além de membro da Junta Médica Federal em Rondônia.

Atuou também nas áreas de esporte, assistência social e educação, lecionando em colégios de Porto Velho e Guajará Mirim. Titular do registro de número 10 do Conselho Regional de Medicina (CRM-RO), Hélio Arouca, atualmente, é auditor médico da Unimed e do Instituto de Previdência e Assistência do Município de Porto Velho (Ipam).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo