Pular para o conteúdo
Sem categoria

Senador e deputada federal visitam a sede do TCE em Cacoal

O senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o prefeito municipal Franco Vialetto, que participaram da solenidade de inauguração da quadra poliesportiva do Centro Educacional de Recuperação Infanto-Neurológica de Cacoal (Cernic), fizeram, na última sexta-feira (25), uma visita ao prédio da Secretaria Regional do Tribunal de Contas em Cacoal, a ser inaugurada no próximo dia 2 de maio.

Na oportunidade, os parlamentares e o chefe do Executivo Municipal foram recebidos pelo presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, que estava vistoriando as obras da Regional, juntamente com os conselheiros Valdivino Crispim, vice-presidente da Corte, e Francisco Carvalho, ouvidor.

Durante a visita, o presidente José Gomes relembrou a cobrança feita, tempos atrás, pelo senador Raupp sobre a ausência da Corte de Contas no interior do Estado, ao contrário de outras instituições públicas que já mantêm representações nos municípios.

“Lembro-me que, naquela época, o senador Raupp me perguntou por que o Tribunal não interiorizava suas ações. E hoje, senador, posso dizer que estamos atendendo esse anseio dos gestores e da sociedade do polo de Cacoal, inaugurando nossa Regional aqui, no próximo dia 2 de maio”, disse José Gomes.

Após ouvir o presidente do Tribunal de Contas, o senador Valdir Raupp falou da importância da instalação física do TCE no interior. “Não há dúvida de que a interiorização do Tribunal de Contas é uma conquista para a sociedade rondoniense. E, nesse aspecto, o Tribunal de Contas de Rondônia dá exemplo para todo o País, aprimorando seu trabalho e dando maior segurança aos gestores do nosso Estado”, declarou.

Já a deputada Marinha Raupp também destacou a iniciativa do TCE, acrescentando que a interiorização fortalece o órgão não apenas no aspecto fiscalizatório, mas também pedagógico: “Acompanho a ação do Tribunal há bastante tempo e vejo que, hoje, a Corte orienta mais, proporcionando, com isso, melhores resultados para a coletividade, pois evita o mau uso do dinheiro público.”

INTERIORIZAÇÃO

Assim que for inaugurada, a Regional de Cacoal terá sob sua jurisdição, além do município-sede, as cidades de Ministro Andreazza, Primavera de Rondônia, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Felipe, Santa Luzia, Parecis, Castanheiras e Espigão do Oeste, trazendo benefícios para uma população estimada em 230 mil habitantes.

O processo de interiorização do TCE, deflagrado com a inauguração da unidade de Vilhena, que está em pleno funcionamento desde maio de 2010, contempla ainda a abertura de secretarias regionais nos pólos de Ariquemes (com previsão de inauguração ainda para este ano), Ji-Paraná (em processo de licitação) e São Miguel do Guaporé (onde o município está definindo o terreno que será doado para a construção da sede da Regional).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo