Pular para o conteúdo
Sem categoria

Abertura da Regional ampliará acesso de jurisdicionado e cidadão ao TCE, dizem gestores de Parecis

“Nosso acesso ao Tribunal de Contas, que já era bom, agora será ainda maior, com a abertura dessa Regional em Cacoal.” As palavras do prefeito de Parecis, Marcondes de Carvalho, ilustram a expectativa positiva das autoridades do município em relação à inauguração da Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas em Cacoal, na próxima segunda-feira (2).

Para o chefe do Executivo Municipal, a presença do TCE na região vai facilitar bastante o trabalho do jurisdicionado. “Já fui vereador e agora, como ordenador de despesas, vi que era necessário me aproximar do Tribunal, a fim de entender como funciona os diversos procedimentos da administração pública”, disse.

Nesse sentido, o prefeito considera que a Regional trará outro benefício: a possibilidade de acesso do cidadão ao TCE para adquirir informação e, assim, auxiliar na fiscalização das contas públicas: “Obter esse tipo de informação pelo telefone é difícil. Agora podendo ir lá e consultar o Tribunal será muito mais fácil para as pessoas, já que Cacoal está perto do nosso município.”

Presidente da renovada Câmara de Parecis (dos nove vereadores, oito são de primeiro mandato), o vereador Paulo César Bezerra acredita que a abertura da Regional será importante para o aprimoramento dos próprios legisladores municipais. “Muitas vezes, não temos como ir a Porto Velho para participar de um curso, já em Cacoal, isso será possível, inclusive com mais vereadores e servidores participando”, disse.

A rapidez no envio dos documentos físicos ao Tribunal, segundo o presidente da Câmara, também será outra vantagem: “Hoje praticamente tudo é enviado eletronicamente, mas sempre tem documento para ser protocolado, o que, a partir da inauguração da Regional, poderá ser feito lá mesmo.”

CONTROLADOR

Além dos agentes políticos, técnicos municipais do polo de Cacoal vivem a expectativa da presença física do TCE na região. O controlador-geral do município de Espigão do Oeste, Ronaldo Beserra da Silva, manifestou, por meio de mensagem enviada à Ouvidoria, sua satisfação ao saber da confirmação da inauguração para a próxima segunda-feira.

“Quero parabenizar os membros desta Corte de Contas pela brilhante ideia de criar regionais no interior do Estado, o que trará economias substanciais aos cofres das prefeituras, pois as consultas, entregas de documentos, pesquisas, entre outras, serão realizadas diretamente nas regionais”, escreveu.

Ainda conforme o controlador-geral, a interiorização do TCE proporcionará o aprimoramento dos servidores municipais: “A proximidade com os técnicos da Regional favorecerá o esclarecimento de dúvidas, que poderá ser feito pessoalmente. Por isso, acredito ser de grande importância essa nova filosofia implantada pelo Tribunal, reforçando seu papel pedagógico.”

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo