Sem categoria

Servidores participam de curso sobre administração orçamentária e financeira

Aberto nessa segunda-feira (22), prossegue até a próxima sexta-feira (26) o curso sobre administração orçamentária e financeira, oferecido aos servidores pelo Tribunal de Contas (TCE-RO), através do Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas.

Na abertura, o gerente-geral do IEP, Adão Rocha, disse que o curso foi solicitado pela Secretaria-Geral de Administração (SGA), visando aprimorar o conhecimento dos servidores nessa área. Falou também da parceria que o TCE fez com outros órgãos, propiciando a participação no treinamento de um servidor do Tribunal de Justiça e outro da Controladoria-Geral do Estado.

Logo depois, Adão Franco fez a apresentação do instrutor, o analista da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Paulo Henrique Feijó, contratado pela Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop) para ministrar a capacitação, que é realizada na sala de treinamentos II do IEP.

Envolvendo 10 módulos e com carga horária de 40 horas/aula, o curso, de acordo com Feijó, busca repassar aos participantes boas práticas relativas à administração pública, especialmente em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “O foco do curso não é contabilidade, mas, sim, nos fundamentos da gestão dos recursos públicos e nas práticas de planejamento e finanças”, explica.

Coordenador-geral de Normas de Contabilidade aplicadas à Federação da STN, Feijó disse que um dos temas que irá abordar é a Conta Única, sistema implantado em 1988 pela União e que representou uma mudança radical no controle de caixa do Tesouro Nacional, em virtude da racionalização na movimentação dos recursos financeiros no âmbito federal.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo