Sem categoria

Curso sobre Gestão de Pessoas reúne servidores do TCE e de outros órgãos públicos

Com duas turmas – uma exclusiva para o corpo funcional do Tribunal de Contas e outra mista com a participação de servidores da Corte e de outros órgãos públicos do Estado -, foi aberto na tarde dessa segunda-feira (21), no TCE, o curso sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Gerenciamento, ministrado pela psicóloga organizacional e do trabalho Iara Bayma, instrutora da Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Coordenada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, a capacitação se estende até a próxima sexta-feira (25), com carga horária total de 20 horas/aula. No período da tarde, os participantes são todos do TCE, envolvendo os da sede, em Porto Velho, e das Secretarias Regionais.

Já na parte da manhã, a turma mescla servidores do TCE com os de outros órgãos ou autarquias públicas, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Gabinete da Governadoria e a Junta Comercial do Estado (Jucer).

Na segunda-feira, a abertura do treinamento, realizado na sala de aulas II do IEP, no segundo andar do edifício-sede do TCE, foi feita pelo assessor do IEP, Laércio Fernando de Oliveira Santos. Já nesta terça-feira, o gerente-geral do IEP, Adão Franco, fez a apresentação da instrutora, destacando a importância do curso “não só para os que trabalham na área, mas para todos que lidam diariamente na gestão pública”.

Logo depois, a instrutora iniciou sua explanação informando que o curso busca apresentar aos servidores diferentes fatores que envolvem seis tópicos: “Gestão de pessoas na administração pública”; “Processo de mudança nas organizações”; “O gestor como líder educador”; “Criação de um ambiente motivador”; “Acompanhamento do desempenho da equipe” e “Integração de pessoas e resultados”.

Segundo ela, para garantir o rendimento dos servidores na capacitação, será adotada uma metodologia mais participativa, com a utilização de exemplos ilustrativos, debates, discussões em grupos e exercícios. “Será um curso informativo visando despertar no aluno o interesse na busca por novos assuntos e horizontes nessa área”, acentuou.

Outra proposta do curso, de acordo com Iara Bayma, é ampliar a visão sobre procedimentos e ações na área de gestão de pessoas, visando alinhá-los à missão e ao planejamento da instituição. “Órgãos contemporâneos, como é o caso do Tribunal de Contas, têm de buscar esse alinhamento para que possam desempenhar com excelência suas atividades”, concluiu.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Skip to content