Sem categoria

Curso sobre Gestão de Pessoas reúne servidores do TCE e de outros órgãos públicos

Com duas turmas – uma exclusiva para o corpo funcional do Tribunal de Contas e outra mista com a participação de servidores da Corte e de outros órgãos públicos do Estado -, foi aberto na tarde dessa segunda-feira (21), no TCE, o curso sobre Gestão de Pessoas, Liderança e Gerenciamento, ministrado pela psicóloga organizacional e do trabalho Iara Bayma, instrutora da Escola de Administração Fazendária (Esaf).

Coordenada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Conselheiro José Renato da Frota Uchôa (IEP)/Escola de Contas, a capacitação se estende até a próxima sexta-feira (25), com carga horária total de 20 horas/aula. No período da tarde, os participantes são todos do TCE, envolvendo os da sede, em Porto Velho, e das Secretarias Regionais.

Já na parte da manhã, a turma mescla servidores do TCE com os de outros órgãos ou autarquias públicas, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE), o Gabinete da Governadoria e a Junta Comercial do Estado (Jucer).

Na segunda-feira, a abertura do treinamento, realizado na sala de aulas II do IEP, no segundo andar do edifício-sede do TCE, foi feita pelo assessor do IEP, Laércio Fernando de Oliveira Santos. Já nesta terça-feira, o gerente-geral do IEP, Adão Franco, fez a apresentação da instrutora, destacando a importância do curso “não só para os que trabalham na área, mas para todos que lidam diariamente na gestão pública”.

Logo depois, a instrutora iniciou sua explanação informando que o curso busca apresentar aos servidores diferentes fatores que envolvem seis tópicos: “Gestão de pessoas na administração pública”; “Processo de mudança nas organizações”; “O gestor como líder educador”; “Criação de um ambiente motivador”; “Acompanhamento do desempenho da equipe” e “Integração de pessoas e resultados”.

Segundo ela, para garantir o rendimento dos servidores na capacitação, será adotada uma metodologia mais participativa, com a utilização de exemplos ilustrativos, debates, discussões em grupos e exercícios. “Será um curso informativo visando despertar no aluno o interesse na busca por novos assuntos e horizontes nessa área”, acentuou.

Outra proposta do curso, de acordo com Iara Bayma, é ampliar a visão sobre procedimentos e ações na área de gestão de pessoas, visando alinhá-los à missão e ao planejamento da instituição. “Órgãos contemporâneos, como é o caso do Tribunal de Contas, têm de buscar esse alinhamento para que possam desempenhar com excelência suas atividades”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar