Sem categoria

Nova etapa do Plano Estratégico é desenvolvida no controle externo

Mais uma etapa do cronograma de operacionalização do Plano Estratégico (PE) para o período 2011/15 está sendo executada no âmbito do Tribunal de Contas (TCE), com o desenvolvimento, pelo controle externo, da modelagem de processos.

A atividade, desenvolvida ao longo desta semana, é realizada pela Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE), em conjunto com a Secretaria de Planejamento (Seplan) e com a consultoria da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), contratada pelo TCE para monitorar a execução do PE 11/15.

A modelagem de processos, de acordo com o consultor da Abop, Flávio Popinigis, tem como objetivo tornar o processo de trabalho do setor envolvido visível, propiciando uma compreensão mais intuitiva para o público que não está envolvido tão diretamente com essas atividades. “É como se estivéssemos tirando uma fotografia desses processos realizados pelo controle externo, para que todos possam compreendê-los melhor”, diz.

Popinigis explica que a modelagem de processos utiliza ferramentas, como o escopo, o fluxograma e o macrodiagrama, para mapear as atividades e modelar o processo, evidenciando claramente as contribuições, produtos e serviços entregues pelo Tribunal de Contas aos gestores dos recursos públicos e, via de consequência, à sociedade.

Ao mesmo tempo, segundo o consultor, estão sendo gerados indicadores de eficiência, eficácia e efetividade, destinados a mensurar e acompanhar o desempenho do trabalho de fiscalização do TCE e da aplicação dos recursos pelos gestores estaduais e municipais de Rondônia.

CURSOS

Para o cumprimento dessa nova etapa do cronograma de execução do Plano Estratégico 11/15, foram realizadas pelo TCE, através da Seplan e da Escola Superior de Contas (Escon), e pela Abop três ações de capacitação: dois cursos sobre indicadores de desempenho, que reuniram cerca de 40 servidores, e um outro, específico sobre modelagem de processos, com mais 20 servidores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo