Sem categoria

Novos estagiários passam por treinamento

Mais de 30 estagiários aprovados no último processo seletivo do Tribunal de Contas iniciaram, nesta segunda-feira (6), o curso “Estagiando no TCE”, que tem por objetivo repassar aos acadêmicos informações, conhecimentos e rotinas da Corte durante o período de estágio. O treinamento é coordenado pela Escola Superior de Contas (Escon) e desenvolvido na sala II da Escon até o próximo dia 22, das 8 às 12 horas.

O presidente da Escon, conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra, fez a abertura do curso, ressaltando a importância das informações que os estagiários vão receber nestes primeiros dias. “Primeiramente, vocês conhecerão as rotinas do Tribunal de Contas, bem como seu campo de atuação, para, em seguida, colocar em prática seus conhecimentos acadêmicos”, afirmou.

Durante o período do curso, os novos estagiários receberão instruções sobre 12 temas, referentes aos trabalhos e às rotinas do TCE. A primeira atividade foi desenvolvida pelo major José Itamir de Abreu, assessor de Segurança Institucional, que falou sobre as normas de segurança do Tribunal de Contas.

Neste primeiro dia, haverá palestras do Ministério Público de Contas, apresentada pelo procurador Adilson Moreira de Medeiros, palestra sobre a Ouvidoria, com a chefe de gabinete do setor, Maria de Fátima Teixeira Fernandes, e da Corregedoria-Geral, com o chefe de gabinete, Rogério Alessandro Silva.

Nos dias seguintes, os estagiários recebem explicações sobre Estrutura e Funcionamento do TCE, Regimento Interno e Lei 154/1996, pelo auditor Davi Dantas da Silva; Noções de Orçamento Fiscal e Gestão Pública, pelo auditor Omar Pires Dias; Noções de Contabilidade e Prestação de Contas, pelo auditor Erivan Oliveira da Silva e pelo técnico Francisco Barbosa Rodrigues.

Também serão repassados ensinamentos sobre Atos de Pessoal, pelas servidoras Arlete Maria da Silva, Maria Gleidivana Alves de Albuquerque e Camila da Silva Batista; Licitação Pública: Análise de Editais, pela servidora Cleice de Pontes Bernardo; Tomada de Contas e Responsabilidade, pelo auditor Francisco Júnior Ferreira da Silva e pela servidora Eliane Morales Neves; Ambientação, pelas servidoras Ana Paula Pereira e Frieda Maria da Silva Sousa; e Rotinas Administrativas, pela servidora Rômina Costa da Silva Roca.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo