Sem categoria

Projeto “Corte Cidadã” incentiva alunos a fiscalizar gastos públicos

Buscando estimular e conscientizar a classe estudantil quanto à importância do exercício da cidadania e do controle social, o Tribunal de Contas (TCE), por meio da Escola Superior de Contas (Escon), realizou apresentações do projeto “Corte de Contas Cidadã” em 10 escolas dos municípios de Vilhena, Cacoal e Ariquemes.

As palestras – realizadas paralelamente à programação do Seminário Função Fiscalizatória e a Gestão Orçamentária e Fiscal do Poder Legislativo Municipal, voltado a vereadores e assessores legislativos – foram ministradas pelo assessor da Escon, Cláudio Uchôa, contemplando alunos do ensino médio regular e também do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na explanação foi destacado o papel fiscalizador do TCE e a importância da contribuição dos estudantes e de toda a sociedade para a boa execução dessa função, permitindo, entre outras vantagens, a manutenção e a melhoria das condições das instalações físicas de equipamentos públicos, como escolas, praças, avenidas.

Além de assistir à palestra, os estudantes também interagiam, tirando dúvidas principalmente em relação ao combate ao desperdício do dinheiro público e o cuidado e a conscientização pela preservação dos bens públicos. Foi repassada ainda aos alunos a forma de acesso e o que pode ser encaminhado ao TCE, por meio da Ouvidoria, canal de comunicação com o cidadão.

Como forma de massificar a mensagem do TCE/Escon relativamente à necessidade de participação mais efetiva da sociedade, especialmente dos jovens, na fiscalização dos recursos públicos, foram distribuídas camisetas com dizeres alusivos ao projeto para alunos das escolas Carlos Gomes, em Cacoal, e Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo