Sem categoria

TCEs de Rondônia e Minas trocam experiência na área de TI

Dentro do intercâmbio de informações e experiências que tem realizado com outros Tribunais de Contas, visando o aprimoramento do sistema de controle externo do Brasil, o TCE de Rondônia recebe nesta semana a visita de técnicos da área de tecnologia da informação (TI) do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG).

Participam do intercâmbio, a diretora de TI do TCE mineiro, Cristiana Siqueira Veloso, o supervisor Breno de Assis Soares e o analista de sistemas Douglas Adriano Silva. Eles foram recepcionados no TCE-RO pelo conselheiro Edílson de Sousa, coordenador do Comitê Executivo de Tecnologia de Informação e Comunicação (Cetic), acompanhado do secretário-geral de Controle Externo, José Luiz do Nascimento, e do secretário de Informática, Marcelo Rech.

Durante as reuniões de trabalho realizadas, incluindo uma explanação nesta terça-feira (21) no Gabinete da Presidência para membros e servidores do TCE-RO, a comitiva do TCE-MG pôde apresentar as soluções tecnológicas utilizadas por aquela Corte e também conhecer um pouco da estrutura e dos sistemas da Corte de Contas rondoniense, incluindo os benefícios proporcionados não só para os jurisdicionados, mas a toda população.

Entre os programas apresentados pelos técnicos mineiros, estão o Sistema de Fiscalização dos Atos de Pessoal (Fiscap) e o Minas Transparente, um portal que reproduz informações oficiais de todos os municípios daquele estado, com base nas declarações transmitidas, periodicamente, ao sistema informatizado do TCE-MG.

Para o conselheiro Edílson de Sousa, a visita dos técnicos do TCE-MG a Rondônia compõe o esforço nacional empreendido pelos Tribunais de Contas, visando difundir experiências e iniciativas relevantes na área de TI que podem ser aproveitadas. “Essa troca de experiências é muito importante, já que passa pela possibilidade de adoção dessas melhores práticas a viabilização de uma necessidade premente dos Tribunais de Contas, que é a virtualização dos processos”, disse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo