Pular para o conteúdo
Sem categoria

Novas ações na área de tecnologia são aprovadas pelo Cetic/TCE

O Comitê Executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Contas (Cetic/TCE-RO) reuniu-se na última segunda-feira (1º) para discutir e aprovar ações, projetos e estratégicas de governança na área de informática no âmbito da Corte de Contas, as quais estão estabelecidas de forma alinhada com o Plano Estratégico do Tribunal para o período 2011/15.

A reunião foi dirigida pelo presidente do Cetic, conselheiro Edílson de Sousa, e contou com os conselheiros-substitutos Omar Dias e Francisco Júnior, além de representantes dos setores que integram o comitê, a exemplo da Presidência, da Secretaria Geral de Administração e Planejamento, Secretaria Geral de Controle Externo, da Secretaria de Informática, da Secretaria de Processamento e Jurisprudência, da Corregedoria e da Controladoria Interna.

Abrindo a reunião, o conselheiro Edílson de Sousa abordou a relevância de se debater e planejar questões importantes na aplicação da TI no âmbito da Corte de Contas. Lembrou que as ações nessa área não contemplam apenas o cenário interno, mas também têm reflexo externamente, junto ao jurisdicionado e ao cidadão. “Atualmente o TCE dispõe de 96 sistemas, contabilizando os já desenvolvidos e os em desenvolvimento”, disse.

Na sequência, foram apresentados, discutidos e aprovados os assuntos constantes da pauta, entre os quais, a nova estrutura da Secretaria de Informática; o domínio independente do Ministério Público de Contas (www.mpc.ro.gov.br); o termo de cooperação com o TCE de Minas Gerais, referente ao intercâmbio de experiências e soluções tecnológicas.

Também foram enfocados os planos de ação do setor de informática; aquisições tanto de sistemas quanto de equipamentos; eventos de capacitação previstos para este segundo semestre, além de ações realizadas pela informática de 2012 até este ano.

Relativamente ao Processo de Contas eletrônico (PCe), foram debatidos pontos importantes, como a regulamentação dessa nova ferramenta, que dará ao TCE, entre outras vantagens, a redução no tempo de apreciação e julgamento de processos, atendendo, dessa forma, um dos objetivos estabelecidos no Plano Estratégico 2011/15.

REUNIÕES

Dentro da programação de implantação do PCe no Tribunal de Contas, estão sendo realizadas reuniões, sob a coordenação da Seinf, com os setores envolvidos, ficando agendada para esta quinta-feira (4), às 15h, com a Divisão de Documento e Protocolo. Já segunda-feira (8), às 9h, será a vez da Secretaria de Processamento e Julgamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo