Aberta inscrição para curso do TCE/Escon sobre o envio de prestações de contas pelo Sigap Corporativo
Todo o funcionamento do Sigap Corporativo/Recepção de Dados, sistema informatizado do Tribunal de Contas destinado, entre outras ações, ao encaminhamento dos relatórios e demonstrativos referentes às prestações de contas dos prefeitos, será repassado durante capacitação a ser realizada nos dias 9 e 10 de março, no auditório do TCE-RO, em Porto Velho.
Organizado pela Escola Superior de Contas (Escon), o evento tem como público-alvo os técnicos das administrações municipais que atuam nos setores de contabilidade e controle interno e também os prestadores de serviços de contabilidade, principalmente os responsáveis pelo envio de documentos ao Tribunal de Contas.
Segundo a Escon, as vagas para o curso foram distribuídas de modo a contemplar todos os municípios do Estado, que poderão inscrever até o limite máximo de três representantes, entre contadores e controladores. Essa medida visa, principalmente, facilitar o acesso dos jurisdicionados do interior.
As inscrições devem ser feitas, gratuita e exclusivamente, através da página da Escola Superior de Contas no portal do TCE (no menu “Conheça o TCE-RO”), ou acessando este link.
CONTROLE EXTERNO
O curso sobre o Sigap Corporativo/Recepção de Dados foi modelado para atender demanda da Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE) do Tribunal de Contas, no tocante a melhorias no processo de análise das prestações de contas das administrações municipais, estando em sintonia com o objetivo do Plano Estratégico do TCE-RO 2016/2020 de capacitar os jurisdicionados.
A ideia do treinamento é a de proporcionar entendimento sobre o sistema informatizado Sigap e suas funcionalidades, visando permitir que se realizem as análises dos documentos (análise prévia) antes da emissão pela Corte de Contas do recibo de envio das contas, evitando-se, assim, a recepção de relatórios e demonstrativos que não estejam de acordo com os instrumentos normativos do TCE.
Os ensinamentos serão repassados por servidores do próprio Tribunal que atuam diretamente na área de controle externo.