Pular para o conteúdo
Notícias

Servidora do TCE-RO receberá medalha do Mérito Legislativo na segunda-feira

A servidora do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), Rossilena Marcolino de Souza, será homenageada pela Assembleia Legislativa (Ale-RO) com a medalha do Mérito Legislativo, a ser entregue em sessão solene na próxima segunda-feira (6), às 9 horas, no plenário da Assembleia, em Porto Velho.

A honraria foi proposta pelo deputado Léo Moraes, que apresentou e teve aprovada, através do Decreto Legislativo nº 149/2017, a concessão da medalha do Mérito Legislativo, em alusão aos 20 anos da conquista do primeiro título de campeã mundial trazido para o Estado de Rondônia, feito obtido em julho de 1997, na localidade de Stock Mandeville, nas proximidades de Londres, Inglaterra.

Rossilena é natural de Guajará-Mirim, mas com um ano de idade veio para Porto Velho. Acometida de poliomielite com um ano, aos cinco anos chegou a fazer tratamento no Hospital Sara Kubitschek, em Brasília. Rossilena, que era dispensada das aulas de educação física por sua condição de pessoa com deficiência, mais tarde veio a se tornar destaque na história do esporte rondoniense.

LEGADO

A servidora do TCE-RO considera a homenagem prestada pelo Poder Legislativo a ela como o reconhecimento ao legado positivo deixado para o esporte rondoniense, constituindo-se como um exemplo ao ser a primeira atleta a trazer um titulo mundial para o Estado, destacando-se em meio a dificuldades inerentes à própria prática esportiva local, nos idos da década de 1990.

“Lembro-me que foram sete anos de luta para chegar a essa conquista”, relembrou a servidora, que participou, na modalidade atletismo, nas provas de campo (peso, dardo e disco). Participou ainda de corridas de rua, ganhando destaque nacional e quebrando recordes brasileiros.

O sucesso no âmbito nacional levou a paratleta a ser convocada para o Campeonato Mundial em Mar del Plata (Argentina), Berlim (Alemanha) e Stock Mandeville (Inglaterra), onde em 1997 conquistou o inédito título mundial trazido para Rondônia, com duas medalhas de ouro e uma de prata.

Servidora do TCE-RO desde 2008, onde ingressou como auditora de Controle Externo, Rossilena tem 31 anos de serviços prestados à administração pública. Ela é graduada em Administração Pública, com duas pós-graduações.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo