Pular para o conteúdo
InstitucionalTCE-RO

Relator e equipe fazem visita técnica a jurisdicionados

Dentro do objetivo estabelecido no Plano Estratégico do Tribunal de Contas, horizonte 2016/2020, visando intensificar ações pedagógicas, preventivas e fiscalizatórias junto aos entes jurisdicionados, foi realizado esta semana um ciclo de visitas técnicas a municípios do Vale do Jamari.

Vistoria feita à estação de tratamento de esgoto de Cacaulândia

A atividade iniciou-se na última segunda-feira (14), estendendo-se até quarta-feira (16). Foram visitados nesse ciclo os municípios de Buritis, Cacaulândia e Campo Novo de Rondônia.

Reunião com gestores e servidores de Campo Novo de Rondônia

A ação foi promovida pelo Gabinete do Conselheiro Benedito Antônio Alves, tendo a equipe sido coordenada pelo próprio conselheiro e integrada pelos assessores Luiz Francisco Gonçalves Rodrigues e Hermes Henrique Redana Nascimento, com a participação, ainda, da SGCE, por meio do auditor de Controle Externo, Francisco Vagner de Lima Honorato.

ORIENTAÇÕES

Visita ao hospital do município de Cacaulândia
Reunião na sede do Instituto de Previdência de Campo Novo

Durante as atividades, realizadas em dois períodos, a equipe do TCE, além de poder conhecer e vivenciar um pouco da realidade dos entes fiscalizados, buscou também fomentar a atuação pedagógica marcante dos órgãos de controle externo, em especial do TCE rondoniense, ao oportunizar a orientação franca e direta aos gestores e servidores dos municípios visitados.

Reunião com gestores e servidores de Cacaulândia

Dentro dessa diretriz, foram realizadas audiências na segunda-feira (14), em Buritis, com a Câmara Municipal e a Prefeitura local. Também foram apresentadas à equipe do Tribunal as instalações da fábrica de bloquetes e manilhas do Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, assim como as obras executadas dentro Projeto Novo Olhar, que visa à melhoria da infraestrutura do município.

Reunião na Câmara de Vereadores de Campo Novo

Já em Cacaulândia, na terça-feira (15), foram visitadas a Câmara e a Prefeitura, além do hospital municipal e da estação de tratamento de esgoto (ETA), responsável pelo sistema de esgotamento sanitário do município e que, segundo os gestores municipais, já atende cerca de 80% desse tipo de demanda naquela localidade.

Reunião na Câmara de Buritis

Por fim, em Campo Novo de Rondônia, na quarta-feira (16), o conselheiro relator e sua equipe foram recebidos na Prefeitura, na Câmara Municipal e na sede do Instituto de Previdência, ocasião em que os jurisdicionados puderam fazer questionamentos sobre temas afetos à atuação do TCE, além de apresentar dificuldades enfrentadas pela municipalidade, no dia a dia da administração.

Reunião na Câmara de Vereadores de Cacaulândia

Em razão dos efeitos benéficos da ação, notadamente quanto à função educativa, sendo importante meio de orientação ao jurisdicionado para esclarecer dúvidas junto aos representantes do TCE, o conselheiro Benedito Alves, além de colocar seu gabinete à disposição, manifestou sua proposta de realizar novo ciclo de visitas, abarcando outros municípios de sua relatoria no Estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo