AtosControleDestaqueEventosMPCSeleçõesTCE-RO

Em solenidade virtual, novos auditores de controle externo tomam posse no TCE-RO

Foram empossados 14 novos auditores de controle externo de especialidades como Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia e Engenharia Civil

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) deu posse nessa quinta-feira (7/1) a 14 novos auditores de controle externo, aprovados no concurso público realizado em 2019. A solenidade de posse ocorreu de modo virtual, em respeito às medidas de prevenção à pandemia, e teve transmissão simultânea pelo canal da Instituição no YouTube, cuja íntegra pode ser acessada no link abaixo:

Após a leitura do termo de posse e apresentação dos empossados, autoridades e gestores de unidades do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas (MPC-RO) destacaram, em seus pronunciamentos, a importância dos novos auditores para a missão consagrada ao Tribunal de Contas, qual seja a proteção ao erário e a fiscalização dos gastos públicos.

Presidente em exercício do TCE, conselheiro Benedito Alves deu as boas-vindas aos empossados

“Os Tribunais de Contas surgem com a missão de fiscalizar, controlar e, mais do que isso, defender os hipossuficientes, aqueles que realmente mais precisam de serviços públicos prestados com qualidade. E uma missa árdua, mas sagrada, da qual agora vocês se tornam parte e muito vão nos auxiliar”, disse o conselheiro Benedito Alves, presidente em exercício do Tribunal.

Já o conselheiro Edilson de Sousa Silva, gestor à época da realização do concurso público, citou o esforço do TCE-RO em, primeiro, promover o certame e, depois, efetivar os procedimentos necessários à convocação dos aprovados, a fim da concretização de um sonho.

O conselheiro Edilson de Sousa, gestor do TCE à época da realização do concurso público

“Eu luto para que sonhos se realizem e, hoje, vejo a realização de mais um deles. Ao parabenizá-los, quero também lembrar que, a partir desse momento, a preocupação não é mais a doutrina, a ponta da caneta numa prova, a depender da correção de uma questão. Agora a preocupação é a da entrega, da dedicação no trabalho para que possamos transformar vidas em nossa sociedade”, acentuou o conselheiro Edilson.

O procurador-geral do MPC, Adilson Moreira, em sua saudação aos novos auditores de controle externo

O procurador-geral do MPC, Adilson Moreira de Medeiros, que integrou o corpo técnico do Tribunal antes de ser empossado, via concurso público, como procurador de contas, falou da relevância assumida pelos Tribunais de Contas, em particular o TCE rondoniense, considerado uma referência nacional por sua atuação.  “Estão ingressando em um dos melhores Tribunais de Contas do Brasil, reconhecido pela qualidade do seu corpo técnico, que agora é oxigenado com o ingresso dos que hoje estão tomando posse”, acentuou.

CONTROLE EXTERNO

Os auditores de controle externo Rodolfo Kezerle, Bruno Piana, Marcus Cezar (secretário-geral) e Francisco Barbosa prestigiaram a solenidade

Ao saudar os novos auditores, o secretário-geral de controle externo, Marcus Cezar Santos Filho, disse que o momento era especial não apenas para os empossados e suas famílias, mas também para o Tribunal de Contas, que tem seus quadros reforçados para o cumprimento de sua missão constitucional, como guardião do erário e responsável por assegurar a prestação de serviços públicos de qualidade, que impactem a vida do cidadão rondoniense.

Por sua vez o auditor de controle externo, Bruno Botelho Piana, secretário-geral à época do concurso, e o presidente do Sindicato dos Profissionais de Controle Externo (SindControle), Rodolfo Kezerle, falaram da relevância assumida pela carreira de auditor de controle externo, bem como do desafio imposto aos TCs no momento atual, a fim de promover ou provocar mudanças significativas para a sociedade, relativamente ao bom uso do dinheiro público.

EMPOSSADOS

O auditor de controle externo Alexandre Oliveira discursou em nome dos recém-empossados

Discursando em nome dos empossados, Alexandre Costa de Oliveira destacou o momento como um sonho que se torna realidade: “Contudo é apenas um ponto de partida. Para que tudo isso faça sentido devemos nos esforçar ao máximo no cumprimento do papel constitucional desta Corte, uma vez que vivemos um momento estranho e sombrio, com dois inimigos que ceifam vidas e sonhos: o coronavírus e a corrupção, o que tornam ainda mais importantes a atribuição e a atuação do auditor de controle externo”.

Além de Alexandre, foram empossados como auditor de controle externo na especialidade de Direito: Fernando Fagundes de Sousa, Antônio Augusto de Carvalho Assunção, Martinho César de Medeiros, Karine Medeiros, Bianca Cristina Silva Macedo e Paulo Juliano Roso Teixeira.

Na especialidade de Economia, foi empossada Vanessa Pires Valente; na Administração, Ramón Suassuna dos Santos; na Engenharia Civil, Leonardo Gonçalves da Costa; e nas Ciências Contábeis, Herick Sander Moraes Ramos, Claudiane Vieira Afonso, Gabryella Deyse Dias Vasconcelos e Élisson Sanches de Lima.

A partir desta sexta-feira (8/1), tem início do curso de formação dos novos auditores de controle externo de controle externo, com um total de três módulos e 216 horas-aula. A capacitação é realizada pela Escola Superior de Contas (ESCon) e ministrado pela Secretaria-Geral de Controle Externo, com suporte de instrutores externos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo