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Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias (ENCO 2021) destaca a experiência do TCE-RO na Gestão de Competências e Resultados

Na abertura do evento on-line, o secretário de gestão de pessoas, Elton Parente, apresentou o painel “Gestão de Competências e Resultados para maior Efetividade no Atendimento do Cidadão: Experiência TCE-RO”

A experiência do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) na Gestão de Competências e Resultados foi destaque na programação de abertura do Encontro Nacional de Corregedorias e Ouvidorias dos Tribunais de Contas do Brasil (ENCO 2021), nessa terça-feira (28/9).

Coordenado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e seu Comitê Técnico das Corregedorias, Ouvidorias e Controle Social, o ENCO 2021 é realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), em uma versão totalmente on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do TCE-PA no YouTube (veja o vídeo da abertura no link abaixo).

O ENCO 2021 tem apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon).

Para assistir ao evento na íntegra, basta acessar o link acima.

EXPERIÊNCIA DO TCE-RO

A participação do Tribunal de Contas de Rondônia no primeiro dia do ENCO 2021 ocorreu por meio do painel “Gestão de Competências e Resultados para maior Efetividade no Atendimento do Cidadão: Experiência TCE-RO”, ministrada pelo secretário de gestão de pessoas, Elton Parente de Oliveira, em mesa virtual presidida pelo conselheiro ouvidor do TCE-PA, Odilon Teixeira.

Em sua abordagem, Elton fez uma contextualização do processo de modernização da política de gestão de pessoas do Tribunal

Iniciando a exposição, Elton Parente fez uma contextualização do processo de modernização da política de gestão de pessoas do TCE-RO, a partir de uma cronologia dos fatos que levaram ao desenvolvimento da Sistemática de Gestão de Desempenho (SGD) e seus desdobramentos no âmbito da Corte de Contas, desde sua idealização, com a contratação de consultoria especializada, e aprovação junto ao Conselho Superior de Administração (CSA), até as fases atuais, com implantação de diversas ferramentas e ações.

Em sua fala, o secretário de gestão de pessoas detalhou, de modo didático, etapas da Sistemática de Gestão de Desempenho por Competências e Resultados, envolvendo planejamento, recursos, avaliação, desdobramentos, treinamento, acordos, acompanhamento e feedback, além dos relatórios gerenciais.

Abordou também a importância do envolvimento e engajamento de todos os agentes públicos do TCE, objetivando construir em conjunto o ciclo de Gestão de Desempenho (ciclo SGD), além dos resultados e benefícios já obtidos, como a efetivação do teletrabalho; valorização e motivação dos profissionais; desenvolvimento de potencialidades e competências; fortalecimento das equipes; incentivo ao feedback; e a consequente melhoria dos serviços ofertados a toda a sociedade.

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