DestaqueEventosTCE-RO

TCE-RO realiza sessão especial alusiva à posse do novo Conselheiro Jailson Viana

Evento realizado no auditório do Tribunal de Contas reuniu autoridades representantes dos Poderes e Órgãos do Estado, além de familiares, amigos e servidores do TCE-RO

Com a presença de membros, servidores e representantes dos Poderes e Órgãos do Estado, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) realizou, na manhã da última sexta-feira (27/1), a sessão especial alusiva à posse do Conselheiro Jailson Viana de Almeida.

Realizada no auditório da sede do Tribunal, a sessão foi conduzida pelo Conselheiro Presidente Paulo Curi Neto e contou ainda com leitura do termo de posse e entrega da Medalha do Mérito de Contas ao novo conselheiro.

Para assistir à sessão na íntegra basta clicar no link acima.

PRONUNCIAMENTOS

O Conselheiro Wilber Coimbra, incumbido de dar as boas-vindas ao Conselheiro Jailson Viana, destacou em seu discurso a envergadura jurídica e os conhecimentos em auditoria, além dos predicados morais e éticos evidenciados na vida pública e acadêmica do novo membro do TCE.

Também ressaltou que a vinda do Conselheiro Jailson Viana amplia o espaço para que o TCE seja, cada dia mais, reconhecido por sua legitimidade originária, vocação para servir o interesse público e, principalmente, o exercício da sua atividade finalística essencial, que é a justiça de contas.

“A bancada do Nordeste neste Tribunal fica mais volumosa com a chegada de mais um maranhense”, disse numa referência aos membros do TCE oriundos daquela região: além do próprio Conselheiro Wilber e do Conselheiro Jailson, o Conselheiro Edilson é maranhense e o Conselheiro Francisco Carvalho, paraibano.

“Mas é aqui em Rondônia que nos encontramos e nos vocacionamos para bem servir o interesse público nessa terra de grandes oportunidades. Dou-lhe as boas-vindas e desejo que os seus dias no Tribunal possam avançar cada ano mais com as experiências que traz, compartilhando o que já tem para cumprirmos a nossa missão”, completou.

AGRADECIMENTO

O Conselheiro Jailson Viana em seu pronunciamento

Já o discurso do novo Conselheiro Jailson Viana foi pautado no agradecimento: aos familiares dele, aos amigos, às autoridades e todos aqueles que passaram por sua vida profissional ao longo de sua trajetória, em especial na administração pública.

Com mais de 27 anos de serviços prestados à gestão pública, ressaltou as oportunidades vividas em funções de governança que o possibilitaram entender que a razoabilidade, o diálogo, o contraditório e o respeito à diversidade de opiniões são a essência do regime democrático.

Também refletiu sobre o que considera o principal papel dos Tribunais de Contas: zelar pela boa aplicação dos recursos públicos, subsidiados pelos princípios norteadores da Administração Pública. “É esta missão que faz com que as políticas públicas desenhadas no plano de governo atinjam a todos os cidadãos de forma eficaz, eficiente e efetiva”, afirmou.

Também frisou que não basta apenas a fiscalização, mas buscar sempre a dialeticidade com os jurisdicionados, seja orientando-os de forma preventiva ou capacitando-os. “Contudo, sem interferir na gestão do Executivo”, acentuou.

“Afirmo meu compromisso com a Constituição da República, com nossas leis infraconstitucionais e com o exercício das atividades do controle externo, a fim de sempre alcançar a eficácia, a eficiência e a efetividade nas políticas públicas em benefício da população do nosso Estado”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo