Pular para o conteúdo
EventosTCE-RO

Lançamento oficial do Programa de Formação de Gestores Escolares abre Seminário TCE-RO Educação

O anúncio oficial do lançamento do Programa de Formação de Gestores Escolares (FGE), a ser executado pelo Tribunal de Contas, por meio da Escola Superior de Contas, marcou a abertura do Seminário “TCE-RO Educação: O Gestor Escolar como Agente de Transformação Social”, na noite dessa quarta-feira (23/8), no auditório da Instituição.

A novidade foi destacada pelo Presidente do Tribunal de Contas, Conselheiro Paulo Curi Neto, ao lembrar que o FGE se insere a outras ações realizadas pela Instituição visando à melhoria das políticas públicas educacionais, como a criação do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO) e a execução do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), entre outras.

“Não há nenhuma dúvida quanto à importância do gestor escolar para a melhoria das políticas educacionais. Há números a indicar que uma boa gestão pode contribuir com até 25% dos resultados alcançados em uma escola. Daí a importância dessa ação realizada pelo Tribunal, por meio da Escola Superior de Contas”, afirmou o Presidente do TCE.

De modo sucinto, ele também detalhou como se dará o FGE, programa instituído oficialmente pelo Tribunal de Contas e que visa fortalecer as políticas públicas educacionais e a gestão escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica no Estado.

Integram o Programa o Curso de Formação para Gestores Escolares e o Curso de Pós-graduação MBA em Gestão Escolar, destinados ao desenvolvimento contínuo de profissionais da rede pública de ensino, com amparo na Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

PALESTRA

A programação de abertura do Seminário TCE-RO Educação teve ainda outros momentos marcantes, como a entrega, pelo Gaepe-RO, de uma carta à Secretária Executiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Arine Caçador Martins, palestrante da noite.

O documento relaciona uma série de iniciativas, oriundas de debates e reflexões estimuladas pelos integrantes do Gaepe, em suas reuniões ou eventos realizados. Contempla, ainda, diversas áreas dentro da educação pública.

Para encerrar a programação do primeiro dia do evento, a Secretária do CNDH ministrou a palestra “Direito à Educação como Prevenção à Violência”, com abordagens diversas dentro dessa temática.

O Seminário TCE-RO continua ao longo desta quinta e sexta-feira, no auditório do Tribunal de Contas, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Acompanhe tudo pelas redes sociais e pelo portal do Tribunal de Contas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo