Pular para o conteúdo
ControleTCE-RO

Obras de asfalto e saneamento em Porto Velho são debatidas no TCE

Ruas de Porto Velho são asfaltadas, mas o serviço é desfeito para a realização de obra de saneamento. Esse cenário, que gera reclamação dos moradores, foi debatido em reuniões realizadas, entre o Tribunal de Contas (TCE-RO), as Secretarias de Obras do Município (Semob) e do Estado (Seosp).  

O objetivo: entender como é a atual relação entre os órgãos para evitar desperdício de recursos públicos. Durante os encontros, foi informada a realização de reuniões mensais. Nelas, os órgãos vão alinhar ações para atuarem, de forma conjunta. 

Secretário municipal de obras se reúne com o controle externo do TCE-RO

CAERD

Também foram debatidas soluções quando envolver ações da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd), especialmente, nas obras de manutenção e recomposição dos serviços de água e esgoto.

Nesta questão, o Tribunal fez orientações à Seosp para construir uma articulação com a Caerd. A finalidade é que haja uma cooperação, entre as instituições na recomposição adequada da pavimentação após os reparos. 

Outra recomendação do TCE: que a administração pública cobre, da empresa contratada, um serviço de mais qualidade no processo de recomposição, evitando problemas na pavimentação. A Seosp esclareceu que há uma rotina de correções, bem como fiscalizações contínuas, que notificam a empresa no processo das obras.

Essas reuniões estão em sintonia com as macrodiretrizes do TCE-RO: fazer a Indução para Efetividade de Políticas Públicas e o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD).

O CEOD usa a ciência de dados e a inteligência artificial para otimizar entregas do Tribunal voltadas à sociedade. O uso da tecnologia possibilitará, além de um processamento computacional rápido e em grande escala de dados, a liberação dos auditores para focarem em análises mais complexas, que exigem o discernimento humano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo