TCE e MPC participam da apresentação de resultados educacionais em Rondônia

O Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO) participaram, na noite desta terça-feira (14/5), do Seminário de Resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) – exercício 2023.
O evento, realizado no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho, apresenta os resultados do Saero e direciona futuras ações com base nesses dados.

Organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o seminário reúne profissionais envolvidos no planejamento, aplicação e análise dos resultados educacionais, gestores escolares municipais e estaduais, além de autoridades representantes de instituições públicas.
TCE E MPC
O seminário foi aberto com a composição da mesa de honra. Nela, a presença do conselheiro do TCE, Paulo Curi Neto, e da procuradora do MPC, Yvonete Fontinelle de Melo.
Entusiasta e grande incentivador para o alcance dos avanços registrados na educação em Rondônia, o conselheiro Paulo Curi Neto destacou a atuação do TCE, em ações como o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). “Esse programa já está garantindo ao Estado um salto qualitativo inédito e histórico no ensino”, disse.

Também a procuradora Yvonete Fontinelle falou da importância dos resultados que vêm sendo obtidos pela educação. “É o momento, agora, de festejarmos e avançarmos ainda mais”, disse.
EXCELÊNCIA COM EQUIDADE
Ainda na solenidade de abertura, houve a entrega do Prêmio “Excelência com equidade”, com entrega prêmios às escolas.

Foram premiadas 80 escolas das redes públicas estadual e municipal do estado que obtiverem os resultados mais promissores e maiores evoluções, no Índice de Qualidade de Alfabetização da Escola (IQAE).
Aconteceu, também, entrega de placas às 10 melhores escolas por ano e etapa escolar avaliada.
Ao todo, 50 escolas públicas foram condecoradas pelo resultado do Indicador Saero, que é calculado a partir da distribuição percentual de estudantes em cada um dos padrões de desempenho.
A programação do seminário segue ao longo desta quarta-feira (15/5), encerrando na quinta-feira (16/5). Haverá painéis, abordando diversos temas relacionados à avaliação educacional, premiações e discussões sobre os resultados.