Experiência do TCU em análise de dados encerra 2º dia do Fórum Nacional
As estratégias do Tribunal de Contas da União (TCU) no uso e análise de dados em suas fiscalizações foram apresentadas, nesta terça-feira (28/5), no encerramento do segundo dia do Fórum Nacional.
O evento comemora os 41 anos do Tribunal de Contas (TCE-RO) e do Ministério Público de Contas (MPC-RO).
Coube aos servidores do TCU, Fabiana Ruas e Eduardo Chaves, abordarem a temática: A transversalidade da ciência de dados no Tribunal de Contas.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Da experiência à evidência, os servidores compartilharam os desafios vivenciados no TCU em acelerar a transformação digital na instituição, através de dados e inteligência artificial.
O público presente pôde compreender mudanças evidenciadas, principalmente, na área administrativa e tecnológica do órgão federal.
“Tenho certeza de que o propósito inicial a respeito da importância de uso de dados será plenamente atendido”, destacou Fabiana Ruas.
Já o servidor Eduardo Chaves enfatizou o notável interesse dos Tribunais de Contas em inteligência artificial (IA) e a importância de difundir junto aos servidores a necessidade e a urgência de implementação da IA.
“Mais do que a tecnologia, o principal desafio é a mudança cultural. É através de eventos como este que conseguimos a adesão dos servidores e o comprometimento para implantar soluções, que são difíceis, mas possíveis”, disse.
O Fórum Nacional Inovação, Tecnologia e Soluções para o Controle Externo Orientado por Dados (CEOD) terá continuidade nesta quarta-feira (29/5), a partir das 8h30.