TCE debate estratégias para combater grave situação de queimadas em Rondônia
A gravíssima situação climática vivenciada em Rondônia foi a pauta principal da reunião do Colegiado Superior do Estado, realizada nesta segunda-feira (16/9), na sede do Poder Executivo Estadual.
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) participou do encontro. Foram discutidas estratégias e medidas conjuntas para reduzir os impactos da crise hídrica e coordenar ações emergenciais para proteger a população.
Durante a reunião, coordenada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, foi solicitado o apoio de todos os Poderes e Órgãos Autônomos para, num esforço cooperativo, encontrar soluções.
TRIBUNAL DE CONTAS
O vice-presidente do Tribunal de Contas, Paulo Curi Neto, relembrou a reunião, sediada pelo TCE-RO, no início deste mês. Naquela oportunidade, foi destacada a necessidade de medidas imediatas para o enfrentamento da crise.
“Temos informações de que grande parte dos incêndios têm afetado áreas protegidas, como unidades de conservação, reservas florestais estaduais e federais e áreas indígenas, o que é ainda mais preocupante e lamentável”, disse.
Lembrou, ainda, da importância de medidas a serem tomadas pela Administração Estadual, como a intensificação de campanhas de comunicação, numa forma de orientar as pessoas para não realizarem queimadas, inclusive urbanas.
Paulo Curi Neto ressaltou que o TCE-RO tem trabalhado para dar suporte e garantir o máximo de segurança à tomada de decisões necessárias, por parte da gestão pública, para o enfrentamento dessa situação.
Participaram da reunião também, representantes dos demais Órgãos e Poderes do Estado, assim como forças de segurança, defesa civil e instituições do setor agrícola.