Destaque

Imortais da palavra e do Direito: Rondônia celebra a fundação da Academia de Letras Jurídicas

Foi uma solenidade especial. De discursos e símbolos. Mas, sobretudo, de compromisso com a inteligência, a cultura e a memória jurídica de Rondônia.

Em uma solenidade, realizada nesta quinta-feira (31/7), na sede do Ministério Público de Rondônia, em Porto Velho, tomou posse a primeira diretoria da Academia de Letras Jurídicas de Rondônia (ALJUR).

A nova entidade nasce com a missão de valorizar o pensamento jurídico, promover o intercâmbio entre saberes e eternizar, em palavras, o legado de quem faz da lei também um instrumento de civilização.

Presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO), o conselheiro Wilber Coimbra, que integra a diretoria da ALJUR, foi o orador da cerimônia.

A diretoria da Academia de Letras Jurídicas de Rondônia com autoridades que prestigiaram a solenidade de posse

No discurso, destacou que a academia irá contribuir para aproximar a cultura jurídica da sociedade.

“Não tenho dúvida de que a Academia de Letras Jurídicas de Rondônia desempenha papel significativo, pois promove o pluralismo e renova a fé da sociedade em uma Justiça libertadora e na cultura do saber”, disse Wilber Coimbra.

NOVOS IMORTAIS EMPOSSADOS

Entre os novos imortais, nomes que ajudaram a construir o Direito no estado. Além de Wilber Coimbra, a nova diretoria tem, na presidência, o conselheiro aposentado do TCE-RO, Benedito Alves. Na vice-presidência, estão a advogada Zênia Cernov de Oliveira, e o subprocurador geral de Justiça do MP-RO, Ivanildo de Oliveira.

O subprocurador-geral do MP-RO, Ivanildo de Oliveira, tomou posse como vice-presidente da ALJUR

“Faltava isso em nosso Estado: uma entidade que congregue autoridades de diversas instituições e segmentos para discutir questões de alto relevo, sobretudo do mundo jurídico”, disse Ivanildo de Oliveira.

Mais que uma formalidade, a posse foi um ato de consagração simbólica: o Direito reconhecendo a si mesmo como parte da cultura, da história e da literatura.

ESPAÇO DE DIÁLOGO E VALORIZAÇÃO DO PENSAMENTO JURÍDICO

A criação da ALJUR representa um marco para Rondônia. Num tempo em que o debate público muitas vezes se empobrece, a entidade surge como espaço de diálogo, reflexão crítica e valorização do pensamento jurídico regional.

O presidente da ALJUR, Benedito Alves, entrega o diploma ao presidente Wilber Coimbra

“É uma data histórica em que a Academia de Letras Jurídicas ganha vigor para seu papel principal, que é difundir a cultura jurídica no Estado de Rondônia”, disse Benedito Alves.

Com a fundação da ALJUR, Rondônia inscreve seu nome no mapa das grandes academias jurídicas do país. E faz isso com a ousadia de quem sabe que a literatura e o Direito não são mundos distantes, mas sim rios que se encontram, quando o humano é o centro.

A posse da diretoria da ALJUR foi realizada nesta quinta-feira, na sede do Ministério Público de Rondônia

DIRETORIA EMPOSSADA

No ato desta quinta-feira, foram empossados o presidente da ALJUR, Benedito Alves; os vice-presidentes, Zênia Luciana Cernov de Oliveira, e Ivanildo de Oliveira; e o chanceler, Hélio Vieira.

Os demais cargos são ocupados pelos juristas Vinicius Raduan Miguel (secretário-geral); Ihgor Jean Rego (secretário-geral substituto); Vinicius Silva Lemos (tesoureiro); Edna Antônia Capeli Oliveira (vice-tesoureira); Inês Moreira da Costa (1ª vogal); Sebastião Edilson Rodrigues Gomes (2º vogal); e Fábio de Sousa Santos (3º vogal).

Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia prestigiaram a posse do presidente Wilber Coimbra na ALJUR

Além do presidente do TCE, Wilber Coimbra, o Conselho Fiscal é integrado pelos os desembargadores do Tribunal de Justiça, Marcos Alaor Diniz Grangeia, Alexandre Miguel, Gilberto Barbosa Batista dos Santos, Isaias Fonseca Moraes e Raduan Miguel Filho (atual presidente do TJ-RO).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo