Membros e servidores do TCE-RO recebem homenagem na Assembleia
Foi realizada nessa segunda-feira (28), no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RO), sessão solene com votos de louvor para oito agentes públicos que integram a alta direção e o corpo técnico do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO).
Na oportunidade, foram homenageados os conselheiros Edilson de Sousa Silva (presidente do TCE-RO) e Valdivino Crispim de Souza (vice-presidente e egresso do quadro técnico da Corte), assim como seis servidores da área de controle externo do Tribunal: Francisco Barbosa Rodrigues, José Carlos de Almeida, Aluízio Sol Sol de Oliveira, Moisés Rodrigues Lopes, José Luiz do Nascimento e Luiza Celeste Valente Aguiar (os dois últimos já aposentados).
A homenagem, proposta pelo deputado Léo Moraes, se deu em comemoração ao Dia Nacional do Auditor de Controle Externo, mediante iniciativa do Sindicato dos Profissionais de Controle Externo do Estado de Rondônia (SindControle), buscando, assim, reconhecer a atuação e o trabalho desempenhado há tempos pelos mencionados agentes públicos na Corte de Contas e em defesa do erário.
Esse objetivo foi destacado pelo deputado Léo Moraes, ao dar as boas-vindas aos presentes, entre os quais, muitos profissionais do controle externo e servidores da Corte de Contas. O parlamentar enalteceu o trabalho dos órgãos de controle e disse que “promover a valorização desse agente público é indispensável para o resgate dos órgãos de fiscalização e instrução dos Tribunais de Contas”.
PRONUNCIAMENTOS
Os pronunciamentos tanto dos integrantes da mesa de trabalhos quanto dos homenageados ao longo da solenidade foram pautados pelo agradecimento, gratidão e emoção. O conselheiro presidente Edilson de Sousa, por exemplo, lembrou um pouco de sua trajetória de vida até chegar à condição de presidente do TCE, ao qual se referiu como “fiscal da rigidez e guardião do dinheiro público”.
Segundo ele, o Tribunal de Contas atua para garantir que o serviço administrativo possa ser praticado com excelência e a sociedade atendida. O conselheiro presidente ainda agradeceu ao deputado Léo Moraes e demais membros da Casa de Leis pela honraria dedicada a pessoas que fazem “acontecer o controle externo de Rondônia”.
Egresso do quadro de auditores do TCE, o conselheiro Valdivino Crispim citou passagens do seu início dentro do órgão, em 1986, um trabalho que, segundo ele, é digno de orgulho e reconhecimento, uma vez que contribui sobremaneira para o desenvolvimento de Rondônia.
Tiago Cordeiro, procurador do Estado junto ao Tribunal de Contas, parabenizou os profissionais de controle externo, os quais, segundo ele, trabalham com equilíbrio e justiça, facilitando a própria atuação da PGE/TCE-RO.
Representante da OAB-RO, o secretário-geral Márcio Nogueira disse do seu sentimento de gratidão, como rondoniense, pelo trabalho dos profissionais de controle externo, pois, segundo ele, “muito do que há de bom na administração pública de Rondônia se deve a esses guerreiros silenciosos”. Márcio destacou a atuação de importantes nomes de membros e servidores do TC e enalteceu a dedicação com que contribuem com o Estado à frente de uma missão grandiosa, que é o de atuar no controle dos gastos públicos.
CONTROLE EXTERNO
O secretário-geral de Controle Externo do TCE, Bruno Piana, destacou o papel dos auditores na fiscalização, a fim de garantir a eficiência da arrecadação e disse se tratar de uma profissão, cuja tarefa é árdua e que, muitas vezes, não recebe o devido reconhecimento. “Por isso, meu agradecimento por essa homenagem prestada pelos representantes do povo de Rondônia”, disse.
Presidente do SindControle, o auditor Hermes Murilo Melo teve sua fala pautada no agradecimento ao deputado Léo Moraes pelo reconhecimento à carreira de auditor de controle externo, parabenizando todos os membros da Corte e servidores, pela dedicação empenhada nas ações do órgão.
Após os pronunciamentos, um vídeo institucional foi apresentado sobre as funções distintas e exclusivas dos auditores de controle externo. Posteriormente, Léo Moraes concedeu a palavra a servidores do órgão, iniciando-se pelo auditor José Carlos Colares, que, entre outros pontos, abordou a busca pela valorização profissional dos servidores do TCE.
A emoção deu o tom do pronunciamento do ex-secretário-geral de Controle Externo do Tribunal, José Luiz do Nascimento, que, entre outros pontos, mencionou o orgulho de fazer parte da história e da “Família Tribunal de Contas”. Citou ainda o carinho, a admiração e o respeito pelos colegas com quem trabalhou por anos e que, de acordo com ele, ajudaram a construir a história da instituição.
José Luiz enfatizou que o Tribunal de Contas de Rondônia é um tribunal de vanguarda, considerado um dos melhores TCs do Brasil, conforme avaliação nacional feita pela Associação dos TCs (Atricon). De acordo com ele, a projeção nacional se deve muito ao trabalho e ao empenho de todos os membros e servidores.
Após os pronunciamentos, o deputado Léo Moraes fez a entrega das honrarias aos homenageados, que também receberam uma placa do SindControle, em reconhecimento à atuação e ao espírito público em defesa da moralidade da administração pública.