O Tribunal de Contas (TCE-RO) e o Ministério Público de Contas (MPC-RO) lançarão, a partir do próximo domingo (1º/10), uma campanha de divulgação inspirada no movimento mundialmente conhecido como Outubro Rosa.
O objetivo é sensibilizar e conscientizar suas servidoras, estagiárias, colaboradoras e a população em geral quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Serão diversas ações voltadas ao público interno e também externo, iniciando-se pelo lançamento de um vídeo, no domingo, em todas as redes sociais da Instituição, com a participação de servidoras dos dois órgãos.
Na peça audiovisual, as servidoras utilizam, em suas roupas, o laço rosa, que simboliza o movimento e declamam trechos do poema “Outubro Rosa”, escrito pelo servidor do Tribunal de Contas, Paulo Ribeiro de Lacerda.
Além das mídias sociais, o vídeo também será publicado nos demais canais de comunicação do Tribunal de Contas.
PREVENÇÃO
De acordo com a alerta divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama se tornou a forma mais comum da doença no mundo.
A doença mata, em média, quase 50 pessoas por dia no Brasil, mostram dados do Ministério da Saúde.
Por não exibir sintomas evidentes desde seu início e haver longo período para que se detecte ao exame clínico, o melhor método para diagnóstico precoce da doença com evidente redução da mortalidade e mais possibilidade de tratamento é o rastreamento através da mamografia, o qual deve ser iniciado a partir dos 50 anos e realizado anualmente, ou a cada 2 anos, até os 69 anos.
Todas as mulheres devem se submeter ao exame clínico das mamas por profissional de saúde, tendo assegurada por lei a garantia do direito à mamografia diagnóstica a partir dos 40 anos, caso haja alguma alteração no exame.
Mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram a doença antes dos 50 anos devem fazer a mamografia a partir dos 35 anos, uma vez por ano.