1ª Sessão Extraordinária Telepresencial do Tribunal Pleno de 30.04.2024

Acompanhar Sessão
Pular para o conteúdo
Sem categoria

Conselheiro faz visita técnica a municípios de sua relatoria

O conselheiro Edílson de Sousa Silva, presidente da 1ª Câmara do Tribunal de Contas (TCE-RO), está, desde o início da semana, realizando uma série de visitas técnicas aos municípios de sua relatoria. Durante o trabalho itinerante, o conselheiro está sendo acompanhado pelos seus assessores Fernando Soares Garcia, Miguel Garcia de Queiroz, Rubens Miranda e Moisés Rodrigues Lopes.

Até o momento, já foram visitados os municípios de Theobroma e Vale do Anari, onde aconteceram reuniões com secretários municipais e com vereadores. Foram tratados assuntos relacionados aos interesses da administração municipal, tais como finanças, orçamento, licitação, controle interno e, principalmente, educação e saúde pública.

Especificamente em relação à área de saúde, tal como ocorre em relação ao Estado, nos municípios visitados a situação também é adversa. No entanto, esse fato, segundo o conselheiro Edílson de Sousa, decorre, sobretudo, de deficiência de gestão.

“Nem tanto por falta de recursos, pois estes são garantidos previamente no orçamento. Urge uma atitude de gestão, de modo a utilizar os recursos de forma racional e otimizada. Volto a dizer: o problema não é a falta de recursos, mas, sim, de gestão”, salientou o conselheiro.

ORIENTAÇÃO

O conselheiro disse que a visita técnica tem a finalidade de orientar os ordenadores de despesa. “Não tem o cunho de sancionar, mas, sim, natureza orientadora, preventiva”, explicou.

Depois de Theobroma e Vale do Anari, a comitiva do TCE seguiu para Cacaulândia. Nos próximos dias eles passarão ainda por Cujubim, Buritis, Campo Novo de Rondônia e Monte Negro, dando continuidade à programação que prevê visitas a todos os 10 municípios que compõem o polo regional de Ariquemes e que terão suas contas relatadas pelo conselheiro Edílson de Sousa neste exercício.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo