TCE-RO apresenta aos Tribunais de Contas boa prática no uso responsável da inteligência artificial (IA)
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) participa dos debates sobre a inteligência artificial (IA) e a inovação do controle a partir de vivências de Tribunais de Contas brasileiros.
As temáticas integram a programação do IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas (ENTC), realizado em Foz do Iguaçu (PR).
São tratadas diferentes iniciativas que envolvem o uso da tecnologia da informação e da IA para melhorar os processos de controle externo sobre a administração pública, tanto no âmbito federal, quanto estadual e municipal.
No caso do TCE-RO, foi destacado, como boa prática, o processo de constituição, funcionamento e resultados já atingidos com a instituição do Núcleo de Governança para Uso da IA no âmbito do órgão (NuGovIA).
Na apresentação, o secretário executivo do núcleo, João Dias, pontuou que a unidade, que tem natureza técnica, busca garantir que a aplicação de tecnologias baseadas em IA sejam realizadas de modo ético, responsável e em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo TCE-RO.
LANÇAMENTO DE GUIA
Dentro das ações sobre essa temática, realizadas pelo TCE, em parceria com o Ministério Público de Contas (MPC-RO), será feita, na próxima segunda-feira (18/11), às 8h, no auditório da instituição, o lançamento do Guia de Uso da Inteligência Artificial (IA) Generativa Ativa no TCE-RO e no MPC-RO.
A atividade integra a ação educacional Ética, Governança e Inteligência Artificial Generativa Ativa na Prática dos Tribunais de Contas, voltada, nesse primeiro momento, apenas a gestores e servidores do TCE e do MPC.
O objetivo é integrar tecnologia de ponta com a promoção de uma governança ética, proporcionando uma formação diferenciada aos agentes públicos do Tribunal e do Ministério Público de Contas.