
O protagonismo e fortalecimento do controle interno em Rondônia foram os temas centrais do IV Fórum de Controladores Internos, realizado nesta quinta-feira (27/3), pelo Tribunal de Contas (TCE-RO) e Ministério Público de Contas (MPC-RO).
O evento reuniu especialistas e profissionais das áreas de auditoria, controle e fiscalização dos municípios, além de representantes da Controladoria-Geral do Estado e da União.
A ação promoveu troca de experiências e atualizações entre participantes do setor, destacando seu papel estratégico na governança e na tomada de decisões.

O conselheiro do TCE-RO, Jailson Viana, enfatizou que o evento reforça a importância da boa governança e do cumprimento das políticas públicas.
“Nosso foco é evidenciar a relevância do controle interno, seja para fiscalizar os gastos operacionais, seja para garantir a boa aplicação das políticas públicas e da Constituição Federal”, pontuou.

Já o procurador-geral do MPC-RO, Miguidônio Loiola Neto, destacou o evento como uma oportunidade para nivelar conhecimentos e fortalecer as controladorias em Rondônia.
“Este é um ambiente de capacitação e boas práticas, para o controle interno ocupar um papel ativo, contribuindo ativamente para o aperfeiçoamento da gestão pública no nosso estado”, afirmou.
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
A programação contou com palestras e painéis sobre o panorama do controle interno dos municípios de Rondônia e no Brasil, além de estratégias para agregar valor à gestão e o papel da governança pública na administração eficiente dos recursos.

Também foi debatida a interação entre a Rede de Controle e os Controles Internos de Rondônia, além do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) como ferramenta para gestores.



PARTICIPANTES DESTACAM INICIATIVA
Para a superintendente da Controladoria-Geral da União em Rondônia, Sônia Silva, a iniciativa contribui para que a gestão alcance seus objetivos e melhore a prestação de serviços à população.
“Os controles internos são essenciais para a melhoria da gestão pública. Eles ajudam a mitigar riscos e garantir que os recursos sejam bem aplicados”, destacou.
Já o controlador-geral do Estado, José Abrantes Aquino, ressaltou a importância da iniciativa.
“O Tribunal de Contas está de parabéns por promover um evento que fortalece nossa atuação e contribui para que a gestão produza resultados efetivos para a sociedade”, afirmou.


O realização do fórum reforça o compromisso do TCE-RO e do MPC-RO com a transparência e eficiência na administração pública, ao promover conhecimento e ferramentas que podem transformar a realidade da gestão em Rondônia.