Sem categoria

TCE promove II Reunião do SIGAP

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou nesta terça-feira (12) a segunda reunião técnica do Sistema Integrado de Gestão e Auditória Pública (SIGAP), destinada aos jurisdicionados. Neste encontro, os técnicos das prefeituras e câmaras municipais tiveram oportunidade de conhecer e debater sobre o sistema.

O SIGAP é um programa que promoverá um impulso tecnológico às sistemáticas do TCE-RO cobrindo todas as fases do processo de auditoria e o início da sua implantação está previsto para janeiro de 2007. De acordo com o Secretário Geral de Controle Externo, José Luiz do Nascimento, o sistema vai proporcionar uma maior agilidade no acompanhamento das despesas dos ordenadores de despesas. “Com a implantação do SIGAP, o acompanhamento dessas despesas será acompanhado de forma eletrônica e mensalmente”, informou.

Outra vantagem deste sistema é a diminuição do volume de papéis que são enviados ao Tribunal. Hoje, os jurisdicionados seguem normas baixadas através de duas Instruções Normativas, que estipulam modelos de formulários, cópias e prazos de entrega. Todos estes formulários são impressos em papel, o que resulta em uma quantidade enorme de documentos que se acumula a cada ano, gerando inclusive problemas logístico.

Atualmente são exigidos 41 documentos, que vão desde o Balancete mensal até o Relatório Circunstanciado da Execução Orçamentária, Financeira e Patrimonial. Além de inconveniente, os cruzamentos das informações são feitos manualmente, exigindo grande esforço na avaliação das contas.

No novo sistema os documentos que atualmente chegam em formato de formulários, passarão a ser normalizados para seu envio através de arquivo eletrônico com layout próprio, cobrindo todas as fases do processo de auditoria, proporcionando uma redução no volume de papel e maior agilidade no envio de informações.

Na medida em que for evoluindo, o SIGAP integrará outros sistemas e serão aperfeiçoadas as formas de cruzamento e a emissão de relatórios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo