Pular para o conteúdo
Sem categoria

No dia da árvore, TCE intensifica suas ações ambientais

A presidência do Tribunal de Contas, designou o Departamento de Controle Ambiental do TCE (DCA), para iniciar, hoje, 21, a auditoria ambiental no município de Porto Velho, com o objetivo de verificar a gestão ambiental do município, no que tange à existência de políticas ambientais, procedimentos estabelecidos pela administração, principais causas de danos ao meio ambiente por atividades impactantes e suas ações mitigadoras.

Para o conselheiro presidente, José Gomes de Melo, a preocupação com o meio ambiente é pauta das ações desta Corte de Contas diariamente. Para isso, o Tribunal criou o Departamento de Controle Ambiental visando acompanhar de perto as questões relacionadas a esse tema, tanto na capital, como no interior do Estado.

O TCE, segundo o diretor do DCA, Manoel Neto, tem investido na capacitação dos servidores do DCA e incentivando a consciência ambiental de todos os servidores da Casa, com promoção de eventos que abordam a questão do meio ambiente. No final deste semestre o TCE realizou, através do DCA e do Instituto de Estudos e Pesquisas do TCE (IEP), palestras sobre o tema “Despertando a Consciência Ecológica”, quando também houve o lançamento do livro “Era uma vez um peixe”, de Flora Castelo Branco e Maria Regina Crema, e distribuição de mudas de árvores para os servidores do Tribunal. Na ocasião, o presidente disse que “se cada um fizer a sua parte e buscar uma conscientização ecológica no seu local de trabalho e na comunidade em que vive, podemos dar uma contribuição significativa para a melhoria de nossa qualidade de vida e das gerações futuras”.

DIA DA ÁRVORE

O Dia da Árvore foi comemorado pela primeira vez em 22 de abril de 1872, em Nebraska (EUA). No Brasil, atualmente, comemora-se o Dia da Árvore em 21 de setembro, pois este período antecede o início da primavera no Hemisfério Sul.
A importância das árvores é inquestionável, e entre os benefícios que as árvores trazem podemos citar: amenização do clima; diminuição no consumo de energia; absorção do gás carbônico; aumento da umidade e da purificação do ar; fornecimento de alimento e matéria-prima para a produção de vários produtos; proteção do solo e dos corpos d’água; manutenção da vida silvestre; função paisagística, entre outros.
Árvore é sinônimo de vida, devemos nos conscientizar enquanto é tempo, a fim de termos uma vida melhor e garantirmos a sobrevivência das gerações futuras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo