Pular para o conteúdo
Sem categoria

Site do TCE é avaliado como o 7º melhor em direcionamento ao cidadão

Uma avaliação nacional dos sites e portais governamentais dos Tribunais de Contas brasileiros classifica a página eletrônica do Tribunal de Contas de Rondônia (www.tce.ro.gov.br) como a 7ª colocada no quesito “Direcionamento ao Cidadão” e a 8ª na classificação geral.

Apresentada durante o 26º Congresso dos Tribunais de Contas, realizado em Belém (Pará), no último mês de novembro, a pesquisa leva a chancela do Observatório e-Gov da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo fruto do trabalho da engenheira Paloma Santos, pesquisadora da área de Governo Eletrônico, Indicadores de Desempenho, Convergência e Inclusão Digital da universidade catarinense.

A avaliação dos portais e sítios dos Tribunais de Contas tem como base critérios estabelecidos nas cartilhas referentes aos padrões Web e-Gov do governo federal e do âmbito da rede Lefis. Essas cartilhas trazem recomendações de boas práticas, visando aprimorar a comunicação e o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos governamentais.

Cada site foi avaliado duas vezes, por avaliadores diferentes. Foram aplicadas 50 questões envolvendo nove temáticas: interface, navegação e padronização visual, conteúdo geral e específico, relação com o cidadão, transferência de arquivos, mecanismos de busca, segurança e privacidade e feedback.

Na classificação geral, o portal da Corte de Contas rondoniense obteve a 8ª posição, dividida com o TCE do Rio Grande do Norte, ambos com 69,4 pontos. Já na classificação “Direcionamento ao Cidadão”, a homepage do TCE-RO ocupa o 7º lugar, com 71,74 pontos, mesma pontuação do TCE do Espírito Santo.

MELHORIAS

Com base nos resultados da avaliação nacional, a Presidência do TCE-RO, visando alcançar a excelência no acesso às informações públicas, garantindo, desse modo, mais transparência para o jurisdicionado e o cidadão, determinou à Assessoria de Comunicação Social (Ascom), com o apoio tecnológico da Secretaria de Informática, a implementação de ações para corrigir os pontos negativos elencados na pesquisa encontrados no portal institucional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo