Pular para o conteúdo
Sem categoria

Corte de Contas Cidadã afere nível de conhecimento de alunos sobre fiscalização dos gastos públicos

Realizado paralelamente à programação do Seminário “Gestão responsável em fim de mandato”, o projeto Corte de Contas Cidadã, desenvolvido pelo Tribunal de Contas (TCE), por meio da Escola Superior de Contas, trouxe como novidade um levantamento para apurar a percepção e o nível de conhecimento dos alunos de municípios do interior do Estado sobre a Corte de Contas.

Um total de 890 estudantes do ensino médio, tanto do ensino regular quanto do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas dos municípios de Vilhena, Cacoal e Ariquemes, onde ocorreram etapas do seminário do TCE, participaram de palestras ministradas por servidores da Escola Superior de Contas.

Ao final, os estudantes responderam um questionário, cujo material será posteriormente tabulado e planificado, permitindo aferir o grau de conhecimento dos alunos em relação não só ao Tribunal, mas à própria sistemática de fiscalização dos gastos públicos.

Em Vilhena, as palestras foram realizadas para os alunos da Escola Estadual Zilda da Frota Uchôa, no dia 16 de abril. Já em Cacoal, as informações foram repassadas na Escola Estadual Clodoaldo Nunes de Almeida, no dia 18. Por fim, em Ariquemes, onde o projeto foi realizado no dia 20 de abril, participaram os alunos das Escolas Heitor Villa-Lobos e Anisio Teixeira.

Diretores e professores dos estabelecimentos de ensino contemplados elogiaram a iniciativa, ressaltando a preocupação do TCE em repassar aos alunos informações sobre a fiscalização do dinheiro público, fortalecendo o espírito de cidadania e refletindo, desse modo, na possibilidade de um controle social mais efetivo.

PORTO VELHO

No município de Porto Velho, que também sediou uma etapa do seminário do TCE, realizada no último dia 24, o projeto Corte de Contas Cidadã será realizado ao longo de todo o segundo semestre. De acordo com a Escola de Contas, a proposta é levar o projeto, uma vez por semana, às escolas públicas da Capital.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo