Sem categoria

Servidores do TCE fazem curso sobre modelagem e gestão de processos

Foi aberto nessa terça-feira (19) o curso sobre modelagem e gestão de processos, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), através da Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com a Escola Superior de Contas (Escon). Com carga horária de 20 horas/aula, a capacitação se estende até a próxima sexta-feira (22).

Ministrada pelo professor Flavio Popinigis, consultor da Associação Brasileira de Orçamento Público (Abop), o treinamento reúne 24 servidores de diversos setores do Tribunal. As aulas são ministradas na sala II da Escon, das 14 às 18h, sendo que no último dia o curso acontecerá das 8 às 12 e das 14 às 18h.

De acordo com o instrutor, o curso tem por objetivo promover a capacitação dos servidores de nível gerencial e operacional, em técnicas de modelagem, análise, melhoria, com vistas à aplicação dos conhecimentos na gestão de processos da área-fim, de apoio ou gestão. “Trata-se de uma ferramenta, que vem sendo adotada pelos órgãos públicos, que visa melhorar o desempenho e dar mais agilidade na prestação dos serviços do Tribunal”, disse Popinigis.

PROGRAMA

Dentro do conteúdo programático, o instrutor aborda o conceito de processo e macroprocesso; identificação e priorização de processos; modelagem de processos e ferramentas; elaboração do escopo, macrodiagrama e fluxograma; fatores de sucesso e pontos de decisão; identificação das partes interessadas, suas demandas e expectativas; elaboração e implantação de indicadores de desempenho do processo; identificação de problemas e suas causas; proposição de soluções e metas de desempenho; elaboração do plano de ação; análise do desempenho e gestão do processo; elaboração do relatório de 3 gerações e exercícios de aplicação prática dos conceitos e da metodologia.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
  • SIGAP
Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo