Sem categoria

Servidores das regionais recebem orientações sobre o Sigap Fiscalização

Servidores das Secretarias Regionais do Tribunal de Contas (TCE) em Vilhena, Cacoal e Ariquemes, além daqueles que trabalharão na unidade de Ji-Paraná, iniciaram, nesta quarta-feira (10), o treinamento sobre procedimentos e funcionalidades do novo módulo que será disponibilizado no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap), denominado Fiscalização.

O novo aplicativo, segundo o conselheiro Edílson de Sousa, que abriu a atividade de capacitação realizada na nova sala-laboratório da Escola Superior de Contas (Escon), vai assegurar maior produtividade às auditorias do TCE e também qualidade e racionalidade do tempo empregado nas fiscalizações.

Responsáveis, juntamente com as áreas de informática e controle externo do TCE, pelas adaptações ocorridas no Sigap, a partir do sistema Fiscalis, disponibilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), os auditores substitutos de conselheiro Omar Dias e Francisco Júnior são os instrutores do treinamento, que terá continuidade nesta quinta-feira, com carga horária de 16 horas-aula.

Autoexplicativo, o sistema, segundo os instrutores, possibilita aos técnicos do TCE fazerem um “check list” de procedimentos que deverão ser adotados e os campos a serem preenchidos. Após o cadastramento dos dados, o programa produzirá um relatório com base na matriz de planejamento e de achados.

De acordo com Francisco Júnior e Omar, o Sigap Fiscalização diminuirá o tempo que o técnico gasta no planejamento, execução e elaboração do relatório da auditoria. Além de otimizar e dar mais rapidez ao processo fiscalizatório, o aplicativo tem ainda outras vantagens, como economicidade e baixo impacto ambiental, já que todo o processo é realizado de forma virtual.

O sistema será testado através de auditorias-pilotos em municípios selecionados em cada regional. Após esse período de testes, a ideia é disponibilizar o Sigap Fiscalização para que possa ser utilizado na realização de auditorias em todas as suas modalidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo