Notícias

TCE apoia campanha de combate ao câncer de mama Outubro Rosa

O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) tem como foco neste mês a campanha conhecida como Outubro Rosa, com intenção de sensibilizar e conscientizar suas servidoras, estagiárias, colaboradoras e a população em geral quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Conhecido internacionalmente, o movimento é simbolizado por um laço rosa que estampa roupas, logomarcas e banners em sites institucionais, monumentos, prédios públicos, entre outros.

PREVENÇÃO

De acordo com a Associação Brasileira de Portadores de Câncer (AMUCC), o câncer de mama mata 30 mulheres diariamente e a previsão é de que surjam, neste ano, 52 mil novos casos no Brasil.

Por não exibir sintomas evidentes desde seu início e haver longo período para que se detecte ao exame clínico, o melhor método para diagnóstico precoce da doença com evidente redução da mortalidade e mais possibilidade de tratamento é o rastreamento através da mamografia, o qual deve ser iniciado a partir dos 50 anos e realizado anualmente, ou a cada 2 anos, até o 69 anos.

Todas as mulheres devem se submeter ao exame clínico das mamas por profissional de saúde, tendo assegurada por lei a garantia do direito à mamografia diagnóstica a partir dos 40 anos caso haja alguma alteração no exame. Mulheres com mãe, irmã ou filha que desenvolveram a doença antes dos 50 anos devem fazer a mamografia a partir dos 35 anos uma vez por ano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo