Pular para o conteúdo
Sem categoria

“Ação pedagógica do TCE ganha mais força com sua presença no Cone Sul”, diz prefeito de Cabixi

As ações pedagógicas desenvolvidas pelo Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) nos últimos anos ganharão mais força, com a instalação do órgão no Cone Sul, por meio da Secretaria Regional a ser inaugurada na próxima quinta-feira (27), em Vilhena. Essa é a opinião do prefeito de Cabixi, José Rosário Barroso, conhecido no município como Bal.

Para o chefe do Executivo, a fase em que o TCE era encarado unicamente como órgão punitivo passou e hoje é “um grande parceiro” dos gestores públicos. “Eu e meus técnicos sempre procuramos estar em contato com o Tribunal, a fim de evitar erros e ser penalizado depois. Mas com a sede em Porto Velho, às vezes fica difícil o deslocamento para lá. Agora, em Vilhena, será muito mais fácil”, diz.

O encurtamento das distâncias e a aproximação do Tribunal de Contas com seus jurisdicionados do Cone Sul também vai, segundo Bal, resolver outro problema: a falta de mão de obra especializada. “Antigamente era difícil conseguir um bom técnico. Hoje está mais fácil, mas é preciso qualificar, porque a administração pública não é estática. E, para capacitar, só mesmo com o apoio do Tribunal.”

O prefeito de Cabixi saudou a iniciativa do TCE de se instalar no interior, lembrando que não será apenas o Cone Sul a ser beneficiado. “Sei também que o Tribunal está abrindo secretarias em outras regiões e isso é fundamental, porque melhora a administração pública e integra ainda mais o interior do Estado”, declara.

CAPACITAÇÃO

Paralelamente à inauguração da unidade regional de Vilhena, o TCE realizará o 7º Encontro de Atualização Administrativa, em parceria com a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom). O evento começa na próxima segunda-feira (24), em Cacoal, e terá dois dias de atividades em Vilhena: quinta-feira (27) e sexta (28).

Sobre o Encontro, o prefeito Bal destacou a importância do evento, que visa capacitar o jurisdicionado, oferecendo oficinas sobre temas relevantes para a administração pública municipal. “A prefeitura sem um corpo técnico qualificado e preparado é problema na certa. É preciso estar sempre capacitando, orientando e treinando, a fim de prevenir falhas”, disse.

A programação do Encontro de Atualização é a seguinte: dias 24 e 25 de maio em Cacoal, 27 e 28 de maio em Vilhena, 31 de maio e 1º de junho em Ji-Paraná, 4 e 5 de junho em Ariquemes e 8 e 9 de junho em Porto Velho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo